Topo

Jade Picon, Ludmilla, Marquezine e mais se unem em campanha contra a fome

Bruna Marquezine se uniu a Paulo André, Regina Cazé, Pedro Scooby e outros artistas em mobilização da Ação Cidadania - Reprodução/Instagram
Bruna Marquezine se uniu a Paulo André, Regina Cazé, Pedro Scooby e outros artistas em mobilização da Ação Cidadania Imagem: Reprodução/Instagram

Camilla Freitas

De Ecoa, em São Paulo (SP)

20/07/2022 06h00

Faça parte da solução, é o que pede a nova campanha da Ação da Cidadania contra a fome que uniu Bruna Marquezine, Claudia Raia, Rafa Kalimann, Jade Picon, Ludmilla, Vini Jr. e mais. O objetivo é mobilizar cidadãos, empresas, grupos de mídia e instituições para que façam doações ou sejam voluntários em ações de combate à fome no país.

O nome da campanha, 15 por 15, faz referência aos 33 milhões de brasileiros que hoje passam fome no Brasil, ou seja, 15% de toda a população. Assim, a ideia é fazer com que as pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, façam doações que podem variar de 15 centavos a 15 milhões de reais. Além disso, pessoas jurídicas também estão sendo incentivadas a doar 15% de suas vendas na ação.

Mas, caso você não possa colaborar com dinheiro, não tem problema, vale doar 15 segundos das suas redes sociais divulgando a campanha. "Afinal, todo mundo tem 15 de alguma coisa para doar. E, para 15% dos brasileiros, esta é a única esperança", diz a organização.

Junto à Ação da Cidadania estão outras instituições como Amigos do Bem, Voz das Comunidades, Central Única das Favelas, G10 Favelas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fiocruz entre outras. Além de empresas como Ifood, Mercado Livre, Claro, Eletromidia e Coca Cola.

Quase 30 anos de ação

Hebert de Souza, o Betinho - Reprodução - Reprodução
Hebert de Souza, o Betinho
Imagem: Reprodução

A Ação da Cidadania foi criada por Herbert de Souza, o Betinho, em 1993. Mesmo que você não o tenha visto na TV em sua grande mobilização de combate à fome na época, deve ter ouvido falar de seu irmão, o cartunista Henfil, na música "O bêbado e a equilibrista" de Aldir Blanc e João Bosco De Freitas que se popularizou na voz de Elis Regina.

Os versos "que sonha com a volta do irmão do Henfil, com tanta gente que partiu num rabo de foguete", se refere ao período no qual Betinho esteve exilado durante a Ditadura Militar, em 1964, tendo voltado para o país só em 1979.

Com o slogan "Quem tem fome, tem pressa", Betinho mobilizou toda a sociedade brasileira, inclusive o poder público, para alimentar 30 milhões dos 33 milhões de brasileiros que passavam por essa necessidade, isso só nos primeiros anos do projeto.

Com um número de pessoas em situação de fome semelhante ao de 30 anos atrás, a Ação da Cidadania deseja repetir seu feito e ajudar a combater o maior número de pessoas possíveis. Para colaborar, você pode acessar o site da campanha e descobrir de que forma você também pode se engajar.