Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #87: 'Origem negra do rock é invisibilizada', diz Cannibal

De Ecoa, em São Paulo

16/07/2022 06h00

De Little Richard à Miles Davis, de Chuck Berry à George Clinton, os precursores e a origem do rock é preta. Mas como diversos outros segmentos, esta raiz acaba sendo invisibilizada. Para debater sobre o tema, este episódio de Papo Preto recebe o vocalista da banda de punk rock Devotos, que compõe o cenário contemporâneo da música preta no Brasil.

Ele conta que quando entrou no rock começou escutando heavy metal, mas não via ninguém parecido com ele nesse meio. "Quando eu vi o punk me identifiquei e comecei a abrir a minha mente, começaram a chegar coisas para mim que eu não aprendia na escola, livros, Martin Luther King, via muito fanzine, aprendi muito no movimento punk coisas que escondiam de mim na escola" (a partir de 2:36 do arquivo acima).

Cannibal, que este ano vai tocar Rock in Rio, em "um dia de pretos" no mesmo palco do Black Pantera e do Living Colour, diz que a mídia torna invisível a origem negra do rock quando nomeia um branco, como Elvis Presley, como o Rei do Rock. "De repente, a gente esquece toda aquela coisa de que o rock veio do Blues e é feito pelo negro. A mídia coloca só pessoas brancas para gravar e nós ficamos só no samba, do reggae ou no rap, que é para negro. Mas não, o rock também é nosso" (a partir de 6:35 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.