Topo

3 semanas grátis na gringa? Projeto leva jovens de escola pública aos EUA

Criado em 2002, programa já contemplou 698 jovens brasileiros - Rotina Mídia/Venâncio Ulombe
Criado em 2002, programa já contemplou 698 jovens brasileiros Imagem: Rotina Mídia/Venâncio Ulombe

Rayane Moura

Colaboração para Ecoa, em São Paulo (SP)

08/07/2022 06h00

Fazer intercâmbio está fora da realidade financeira da maioria dos jovens no Brasil. Pensando em superar esta barreira, foi criado o Programa Jovens Embaixadores, em 2002. O projeto tem como objetivo levar jovens estudantes de escola pública para os Estados Unidos. Para ser selecionado o estudante precisa ajudar a promover o bem-estar social por meio de iniciativas criativas e inovadoras.

São meninos da rede pública, que estão fazendo a diferença nas suas comunidades, estão desenvolvendo projetos de impacto, têm boas notas. Eles já são exemplos e o que está faltando é só aquele empurrãozinho para que o horizonte se abra para eles. É uma oportunidade de conhecer outras vivências Márcia Mizuno, Assessora Cultural da Embaixada dos EUA.

Como funciona o programa Jovens Embaixadores?

O programa nasceu em uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil. A ideia é levar para os EUA, por três semanas, jovens estudantes da rede pública de ensino médio, com excelente desempenho escolar, fluência em inglês e engajamento em iniciativas de impacto social.

Em Washington, os jovens participam de oficinas sobre liderança, visitam escolas, projetos de empreendedorismo social e se reúnem com representantes do governo dos EUA. Além disso, eles também viajam para diferentes cidades do país nas quais participam de atividades relacionadas ao tema do programa, visitam projetos de empreendedorismo jovem, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem o perfil de liderança.

Viagem e hospedagem são custeadas pelo programa Jovens Embaixadores. O único custo que o selecionado tem é com o passaporte, por ser um documento pessoal. Já o visto para entrada nos EUA é especial, sendo concedido pela própria embaixada americana e tendo validade somente para o período do programa. Desde a sua criação, 698 jovens brasileiros já participaram do Programa Jovens Embaixadores

Consulado EUA - Rotina Mídia/Venâncio Ulombe - Rotina Mídia/Venâncio Ulombe
Há 20 anos, o Consulado dos EUA no Brasil criou o Programa Jovens Embaixadores, que leva estudantes para intercâmbio de 3 semanas nos Estados Unidos
Imagem: Rotina Mídia/Venâncio Ulombe

"Intercâmbio 3 em 1"

Márcia Mizuno ressalta ainda que os jovens fazem o Intercâmbio 3 em 1, como é conhecido na embaixada: O primeiro é para os Estados Unidos, onde podem conhecer outras pessoas, novas culturas e outros projetos. Ao mesmo tempo fazendo um intercâmbio dentro do Brasil, onde é possível conhecer a cultura e pessoas de outros estados, além de conhecer mais sobre o país para apresentar lá fora.

O terceiro intercâmbio seria dentro deles mesmo "porque eles têm a oportunidade de ver o potencial deles, ver que eles podem, que tem gente que acredita neles. A autoestima deles cresce bastante e muitos deles conseguem bolsa de estudos nos EUA", explica a assessora cultural, ressaltando que todos os jovens que fizeram parte do programa nesses 20 anos, conseguiram bolsas em universidades dentro e fora do Brasil.

Este ano, a seleção contemplou pelo menos um representante de cada estado brasileiro e do Distrito Federal, somando 50 jovens, que viajaram aos EUA do dia 1 a 18 de julho. Entre os selecionados está Yasmin Manenti de Moraes, de Eunápolis, Bahia. A jovem, de 16 anos faz parte do projeto Guardiões da Educação, que oferece suporte a estudantes na área de educação.

O processo seletivo foi duro, mas acredito muito que é um processo de autoconhecimento. Eu sou outra pessoa depois desse processo. Agora entendo onde posso chegar, onde tenho que melhorar. Yasmin Manenti de Moraes.

A jovem baiana, que desde criança sonha em ir para os EUA, também explicou como está a ansiedade antes da viagem: "A gente acorda de manhã já pensa na viagem, a gente dorme já pensa na viagem."

Consulado EUA - Rotina Mídia/Venâncio Ulombe - Rotina Mídia/Venâncio Ulombe
Turma do Programa Jovens Embaixadores, do Consulado dos EUA no Brasil
Imagem: Rotina Mídia/Venâncio Ulombe

Veterano

Samuel Oliveira, natural de Campina Grande, na Paraíba, viajou com a embaixada para os EUA em 2009. E com o projeto English For Life, ele aplicou o ensino de inglês para crianças em comunidades do estado.

"O programa transformou minha vida de baixo para cima, foi uma coisa maluca. Eu fui jovem embaixador quando eu tinha 17 anos, uma fase crucial da minha vida para descobrir que caminho seguir", relembra Samuel, que hoje tem 31 anos e se formou em jornalismo.

Um ano após a volta ao Brasil, Samuel conseguiu participar de um outro programa da embaixada, e viajou novamente para os Estados Unidos para estudar em uma universidade norte-americana por um mês. "O programa jovens embaixadores me trouxe novas perspectivas; me trouxe a percepção de que eu posso fazer a diferença no mundo, de que eu posso impactar a vida das pessoas de uma maneira muito positiva", diz Samuel.

Como participar do programa Jovens Embaixadores e passar 3 semanas nos Estados Unidos de graça

Para os alunos de escolas públicas que desejam seguir o exemplo da Yasmim e do Samuel, e querem participar da próxima edição do Jovens Embaixadores, todas as informações estão disponíveis no site do programa.

Porém, devem ficar atentos, já que a expectativa é que a edição de 2023 ocorra em janeiro. Caso isso se confirme, as inscrições serão abertas ainda em agosto deste ano. Para participar, o jovem precisa ter entre 15 e 18 anos e, entre outros requisitos, nunca ter viajado aos Estados Unidos, além de ter noção de inglês.

Os Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos EUA.