Topo

'Caminhos' ajuda pessoas a deixarem situação de rua sem burocracia

Assistido pelo projeto viveu 15 anos nas ruas e ganhou passagem para voltar para o Paraná - Divulgação Projeto Caminhos
Assistido pelo projeto viveu 15 anos nas ruas e ganhou passagem para voltar para o Paraná Imagem: Divulgação Projeto Caminhos

Giacomo Vicenzo

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

08/07/2022 06h00

O número de pessoas em situação de rua cresceu 31% nos últimos dois anos em São Paulo. A pandemia de covid-19 levou para as ruas pessoas que perderam seus trabalhos, já não podiam mais pagar seus aluguéis e cujas vidas tomaram um caminho bem diferente do que idealizaram.

Foi pensando nisso, que o projeto 'Caminhos' nasceu há cerca de quatro meses, para amparar essas pessoas e ajudá-las a reencontrar a rota de suas vidas. Em parceria com o padre Júlio Lancellotti, um grupo de quatro amigos busca pessoas em situação de rua na capital de São Paulo e as ampara na busca de emprego, estudo, moradia ou na compra de passagens para voltarem para suas cidades natal.

De forma bem direta, o objetivo é tirar pessoas das ruas sem burocracia e permitir que tenham dignidade para seguir suas vidas de forma autônoma. É uma conta bem simples: tem gente na rua que tenta voltar para casa e é impedida pela burocracia estatal, por dificuldades que o sistema impõe ou por outros fatores. Felipe Gonçalves, 22 anos, idealizador e voluntário do projeto.

Pacto de compromisso

Entre as histórias das quase 70 pessoas ajudadas pelo projeto estão desde a busca por um novo lar, matrículas em cursos e até mesmo a admissão de um grupo de pessoas em situação de rua em uma empresa de call center.

"Um dos assistidos foi incluído no treinamento de telemarketing realizado em parceria com a EDP [companhia do setor elétrico] e a Atento para pessoas que moram na rua. Depois do processo, ele conseguiu ser efetivado na vaga junto com alguns outros alunos e reconstruiu um lar para sua esposa e filho", conta Gonçalves.

Para participar do projeto, as pessoas em situação de rua devem firmar um compromisso de voltar à escola e concluir o ensino médio quando não o tem.

"O único pré-requisito para a pessoa ser ajudada é se matricular numa escola para terminar os estudos e nós ajudamos nesse processo. Não por nenhum juízo de valor de que se precise disso para ser alguém, mas porque é a condição que a sociedade impõe para que se consiga um emprego em que se seja menos explorado", diz Gonçalves.

"Além disso, é uma forma a mais de garantir que se consiga andar com as próprias pernas num mundo que definitivamente não quer que pessoas nessas condições caminhem", completa.

Sonhos ajudam nas doações

Caminhos - Divulgação Projeto Caminhos - Divulgação Projeto Caminhos
Grupo com pessoas em situação de rua mostra diploma de conclusão do curso de telemarketing
Imagem: Divulgação Projeto Caminhos

Para ajudar nas doações, é comum que as histórias e sonhos das pessoas em situação de rua sejam compartilhadas na rede social do projeto Caminhos.

"Postamos as histórias das pessoas nos aproximando o máximo possível da realidade que conseguimos captar. Como exemplo, temos o caso de um rapaz que quer sair das ruas porque tem uma filha pequena de um ano e quer garantir uma condição digna para o seu crescimento. Então, contamos a história na postagem no Instagram e pedimos as doações", explica Gonçalves.

"Às vezes atingimos o valor necessário, em outras fica um pouco abaixo. O que entra de doação sai de passagem, aluguéis, móveis, eletrodomésticos essenciais e outras necessidades", continua.

A parceria com o padre Júlio Lancellotti cria uma espécie de norte para quem se encontra perdido nas ruas, revela Felipe. "Muitas histórias chegam por ele, tenho a impressão de que é como se ele fosse uma espécie de lenda urbana entre alguns moradores de rua. Depois das primeiras pessoas ajudadas pelo Caminhos, chegava uma ou outra na paróquia falando com o Lancellotti - e perguntando se era ele era o padre que da passagem de volta para casa", conta.


O projeto aceita doações em dinheiro via chave PIX (projetocaminhosrua@gmail.com). Além disso, busca parcerias com empresas para ações de empregabilidade. Mais informações sobre como ajudar e colaborar podem ser obtidas por meio da página no Instagram do projeto Caminhos.