Topo

G10 Favelas lança polo de tecnologia e inovação em Paraisópolis

Polo de tecnologia G10 Tech capacitará jovens para o mercado de trabalho - Mars-Sector 6/Unsplash
Polo de tecnologia G10 Tech capacitará jovens para o mercado de trabalho Imagem: Mars-Sector 6/Unsplash

De Ecoa, em São Paulo (SP)

24/06/2022 16h49

Será inaugurado, neste sábado, (25), G10 Tech, um polo de tecnologia que vai capacitar gratuitamente mulheres, jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social da comunidade de Paraisópolis. Depois de qualificados por especialistas do setor, estes alunos e alunas serão contratados pelo Grupo UOL PagSeguro.

O polo tecnológico será formado por empresas e iniciativas de impacto social, como G10 Favelas, Grupo UOL PagSeguro, Vai na Web e Agência Cria Brasil Comunicação. Além de gerar emprego e renda, um dos objetivos do projeto é suprir o deficit de profissionais especializados: estudos da Associação de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) apontam que houve um aumento de 14,4% de empregos no setor mas, até 2025, o mercado ainda vai precisar ocupar 797 mil postos de trabalho nessa área.

"A criação do polo de tecnologia em Paraisópolis reforça os projetos de formação de talentos nas classes C, D e E e com promoção de diversidade, que já apoiamos. Além de enfatizar que o curso de desenvolvimento de sistemas, oferecido pela PagSeguro, vai combinar fundamentos da programação com novas tecnologias, capacitando e qualificando os alunos a fazerem parte de equipes de tecnologia, enfrentando os desafios da economia digital", diz Marden Neubert, do Grupo UOL PagSeguro.

Essa mesma visão de empoderar os profissionais que saem das favelas para o mundo tem feito parte da atuação de Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas. "Buscamos induzir o surgimento de cada vez mais cases de sucesso que inspirem mudanças, demonstrando na prática que para além dos estereótipos a favela tem mostrado cada vez mais sua potência e também é fonte de grandes talentos em todas as áreas do conhecimento", diz Rodrigues.

Propiciar a geração de oportunidades para aqueles menos favorecidos e excluídos ajuda a reduzir as desigualdades sociais, e no mercado de tecnologia isso se acentua principalmente quando se trata de mulheres e negros. As inovações criadas por meio da tecnologia permitem a integração, o compartilhamento de conhecimento e o acesso a essas camadas da sociedade.

"Essas competências tecnológicas devem estar nas mãos das mulheres, dos negros, dos jovens, das pessoas que vêm de famílias mais humildes, pois só assim poderemos construir um país mais humano e justo para todos" disse Aline Fróes, presidente do Instituto Precisa Ser - Vai na Web.

A cerimônia de lançamento acontecerá no Pavilhão social G10 Favelas, localizado na Rua Itamotinga, 100 - Paraisópolis.