Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


'O racismo tira do negro direito a viajar', diz escritora Rebecca Aletheia

De Ecoa, em São Paulo

04/06/2022 06h00

Rebecca Aletheia, idealizadora do coletivo A Bitonga Travel, de mulheres negras que viajam pelo mundo, está lançando o livro EntreVIVER, no qual conta as viagens que já fez ao redor do mundo. Com as suas histórias, ela quer mostrar que o turismo é também lugar dos negros, apesar de, segundo ela, o racismo estrutural tê-los excluído dessa opção de lazer. Neste episódio de Papo Preto ela compartilha suas experiências e percepções ao passar por diversos países.

Ela conta que quando voltou da primeira viagem que fez ao exterior, pela Ásia, as pessoas se admiravam. "Muitos falavam 'temos uma amiga preta que viaja', e eu dizia que conhecia outras muitas que viajavam, e assim surgiu o coletivo Bitonga Travel. Temos um coletivo que nos representa e diz que a gente também viaja e que esse lugar também é nosso" (a partir de 4:09 do arquivo acima).

Rebecca diz que por meio do coletivo e de suas experiências consegue mostrar a todos que viajar é uma questão de planejamento. "Nós não tivemos isso de planejamento econômico em nossas vidas, porque sempre o que entrava de dinheiro era para cobrir a nossa necessidade. Nas minhas redes sociais mostro um pouco disso, de como viajar, faço grupos de viagem com mulheres pretas, mostrando que é possível se planejar e viajar" (a partir de 12:34 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.