Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


'Os negros não estão mais no lugar de falar só de dor', diz Nath Rodrigues

De Ecoa, em São Paulo

21/05/2022 06h00

A instrumentista, cantora e compositora mineira Nath Rodrigues foi criada como artista em um ambiente erudito e europeu, pois aprendeu violino aos 11 anos e sempre esteve no meio da música clássica em orquestras. Neste mês de maio ela lançou o seu segundo trabalho solo cheio de referências da música popular brasileira e da cultura afro brasileira.

Neste episódio de Papo Preto ela conta ao apresentador Yago Rodrigues como foi essa sua busca pelas referências e pela conexão com as tradições e culturas pretas. "Comecei a querer reproduzir musicalmente coisas que eu já consumia, meus pais sempre ouviram muito rádio e eu consumia muita música popular brasileira. Isso me fez ter um leque aberto de escuta musical" (a partir de 3:25 do arquivo acima).

A cantora acredita que estamos vivendo um momento muito próspero, com várias vozes se multiplicando e falando coisas diferentes. "As mulheres pretas não estão mais no lugar de falar apenas da dor, das dificuldades, da trajetória do preto no Brasil", diz a partir de 14:19 do arquivo acima. "Acho que estamos nos libertando para outros lugares com outras narrativas, de poder falar sobre o que a gente quer, como pessoas que estão falando sobre todas as mudanças que o mundo está vivendo."

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.