Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #76: Rapper WinniT e o universo das Batalhas de Rima

De Ecoa, em São Paulo

30/04/2022 06h00

O rapper WinniT, campeão da primeira edição do campeonato Red Bull Francamente, não queria ser MC. Entrou nesse universo por acaso, quando uma pessoa o viu rimando em uma brincadeira e o apresentou às Batalhas de Rima.

Neste episódio de Papo Preto, ele conta ao apresentador Yago Rodrigues como entrar nesse mundo foi um divisor de águas em sua vida. "A batalha de rimas apareceu na minha vida como uma tábua de salvação em um mar revolto. Estava em uma fase adolescente na loucura e sem muita perspectiva, só queria ganhar dinheiro a qualquer custo" (a partir de 5:08 do arquivo acima).

Com o tempo, o músico conta que foi percebendo que o espaço das batalhas era acolhedor e terapêutico para um jovem negro de periferia. "É um espaço onde você expressa e ouve expressões, onde você é instigado a perceber o ambiente à sua volta, perceber a realidade dos demais" (a partir de 08:54 do arquivo acima).

Apesar disso, ele diz que ainda é uma atividade bastante marginalizada e vista com maus olhos pela sociedade. "A marginalização vem porque a batalha é uma reunião de negros, que conversam sobre a situação da cidade, da comunidade, a gente está ali fazendo um rito da nossa cultura, por isso que incomoda."

"Mas hoje vejo um contraponto muito grande", continua WinniT. "A cultura virou moeda, então é muito importante porque aquilo ali se tornou uma forma de trabalho, um meio de negócios, uma janela de exposição. A batalha está servindo como um divisou de águas para muitas pessoas" (a partir de 10:23 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.