Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #75: A importância da música negra na construção da identidade

De Ecoa, em São Paulo

23/04/2022 06h00

O músico e historiador e músico Tarso Oliveira encontrou na música um importante aliado para ensinar história aos seus alunos de escolas públicas periféricas. Tarso levou o funk, o rap e outros ritmos para as salas de aula para promover a identificação de seus alunos e ao mesmo tempo dar visibilidade para as produções da cena preta.

Neste episódio de Papo Preto, ele fala ao apresentador Yago Rodrigues sobre a importância da música em sua vida. "Fui estudar história porque estava muito frustrado com a música em dado momento, era meu plano B. Mas hoje é meu plano A e tenho a música como aliada" (a partir de 5:12 do arquivo acima).

Tarso diz que a maioria de seus alunos é composta de negros da periferia, e a introdução da música no ensino de história, que, segundo ele, é "extremamente racista e eurocêntrico" coloca os negros dentro dela.

"Quando o aluno se vê como o negro da música, do rap, nesse funk consciente que está trazendo muita prosperidade, ele se identifica e pensa que aquilo se passou com ele também. A música é onde a gente se humaniza. Música é alívio, e uma brecha que temos para conversar como esperança" (a partir de 10:50 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.