Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #74: Por que ainda há tão poucos negros na engenharia civil

De Ecoa, em São Paulo

16/04/2022 06h00

Os negros compõem mais da metade da população brasileira, foram eles com o seu trabalho que pavimentaram grande parte do nosso país, Mas apesar disso e de hoje existirem grandes engenheiros negros, eles não estão nas cabeças das grandes empresas e das grandes obras.

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues recebe o engenheiro civil Luciano Machado, sócio da MMF Projetos, para entender por que isso acontece e debater também a importância de o mercado incentivar a formação e contratação de profissionais negros.

Luciano diz que o negro sai das grandes oportunidades da engenharia quando ele entra no ensino fundamental. "Ali o nosso destino está sendo traçado, porque nós estudamos a vida inteira na escola pública e depois só conseguimos entrar na universidade privada, mas o mercado procura os profissionais das universidades públicas renomadas" (a partir de 6:05 do arquivo acima).

O networking, para ele é fundamental para abrir caminhos. "Nós não somos herdeiros, não somos os filhos dos donos, então dependemos do dos contatos e das indicações. Temos que pensar o tempo todo que não é simples, temos que nos esforçar e correr atrás sempre" (a partir de 11:08 do arquivo acima).

"Isso é fundamental para ocuparmos os espaços. As coisas estão mudando lentamente, mas estão mudando. As empresas hoje têm muita preocupação em ter diversidade, hoje não dá mais para ficar só no discurso e nós precisamos mudar o pensamento e ter diversidade no que é construído", conclui.

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.