Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #73: Narrativas negras no audiovisual brasileiro por Gautier Lee

De Ecoa, em São Paulo

09/04/2022 06h00

Este episódio de Papo Preto lança luz sobre os desafios de construir narrativas negras dentro das diversas vertentes do audiovisual. Para falar sobre isso, Yago Rodrigues recebe a roteirista Gautier Lee, que fala da importância de abrir espaço e construir redes de apoio e reconhecimento para as pessoas pretas atuarem com conforto e dignidade.

Gautier diz que atuar no mercado audiovisual brasileiro, dominado por brancos, é como um jogo de xadrez. "A gente vai entendendo como devemos nos posicionar, mas também é preciso se aquilombar, porque por mais que ainda exista uma falta muito grande de profissionais negros no mercado, já existem alguns, estamos aqui, a gente se conhece, a gente conversa. Quem está entrando no mercado não estará mais sozinho porque já existem profissionais negros abrindo caminhos" (a partir de 13:20 do arquivo acima).

Apesar de o audiovisual no Brasil desde sempre retratar, segundo ela, realidades que excluem o negro, é por meio dele também que muitos hoje se mostram como nunca foram mostrados. "Toda a informação que nos chega pode ser também usada de forma muito positiva, para empoderar, para mostrar que a gente, que passou tanto tempo não se vendo, existe. E hoje conseguimos nos ver" (a partir de 16:24 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.