Topo

'Pacote do Veneno': Tuitaço reúne famosos para tentar barrar projeto de lei

A chef Paola Carosella é uma personalidades que tem se manifestado contra o PL 6299 - Divulgação
A chef Paola Carosella é uma personalidades que tem se manifestado contra o PL 6299 Imagem: Divulgação

De Ecoa, em São Paulo (SP)

09/02/2022 14h55

Na manhã de hoje (9), o Twitter foi inundado por mensagens de personalidades como Paola Carosella, Bruno Gagliasso, Bela Gil e Fernanda Paes Leme repudiando a votação do projeto de lei 6299/02, conhecido como Pacote do Veneno e colocado em pauta pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, para que seja apreciado em regime de urgência.

A hashtag #NãoAoPacoteDoVeneno está nos "trending topics" do Twitter para alertar a população sobre o projeto de lei e o uso de agrotóxicos, produtos químicos usados contra pragas na produção de alimentos e que fazem mal à saúde da população e ao meio ambiente.

Segundo o Robotox, projeto da Agência Pública e da Repórter Brasil para monitorar os registros de novos agrotóxicos no Brasil, "existem hoje 3.655 produtos agrotóxicos comercializados" no país — desses, 1589 foram aprovados durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Se você quer saber mais sobre como são aprovados e por que se consome tanto agrotóxico no Brasil, Ecoa preparou um conteúdo explicativo sobre o tema.

Com tantas urgências em curso no Brasil, a quem interessa votar um projeto grave como esse, que libera mais agrotóxicos? Quem lucra com isso? O PL 6299 não é aceito pela sociedade e os deputados deveriam estar preocupados em salvar vidas.

Bela Gil, chef, em seu perfil no Twitter

Diversas organizações, como o Greenpeace Brasil, Uneafro Brasil e a Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), também aderiram à campanha nas redes.