Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #65: as raízes históricas do estigma negativo do Nordeste

De Ecoa, em São Paulo

22/01/2022 06h00

A região nordeste do Brasil teve um papel decisivo para a construção do Brasil, mas acabou negligenciada social e estruturalmente pelo poder público, principalmente no século 20, causando uma expressiva migração da população por questões de sobrevivência.

Neste episódio de Papo Preto, o advogado e professor de Direito da Universidade Federal da Bahia, Samuel Vida, conversa com Yago Rodrigues sobre os reflexos do racismo estrutural na construção da imagem pejorativa do Nordeste e do povo nordestino.

Ele diz que a história de formação do Brasil deve muito ao que foi feito na região Nordeste. "Os empreendimentos coloniais mais bem-sucedidos, consequentemente os que mais usavam mão de obra escravizada, os que mais produziram riquezas, estavam no Nordeste. E a maior resistência também, com Zumbi dos Palmares, os Malês" (a partir de 4:20 do arquivo acima).

A partir do desenvolvimento de São Paulo com a política migratória do Estado que, segundo Samuel Vida, tinha uma matriz de eugenia que se orientava pela preocupação de ter uma maioria negra como população do país, a região Nordeste ganha o estigma de atraso, "uma espécie de área inóspita do ponto de vista climático e geográfico, desenvolve-se o estereótipo negativo" (a partir de 5:20 do arquivo acima).

A migração de nordestinos para o Sudeste, segundo o advogado, não é ruim. Pelo contrário, é um direito de todo cidadão poder migrar em busca de oportunidades e o movimento é importante para a construção da identidade nacional.

"O problema está no modo como isso se verifica pelas circunstâncias políticas e econômicas. Diante do abandono do Nordeste, do descaso das autoridades em investir no desenvolvimento da região, a migração deixa de ser uma escolha e passa a ser questão de sobrevivência" (a partir de 16:09 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.