Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #63: Um bate-papo com o rapper BK sobre música e sociedade

De Ecoa, em São Paulo

08/01/2022 06h00

A forma como os indivíduos se tornaram uma engrenagem de uma sociedade movida pelo capitalismo e se deixam influenciar por isso sem se dar conta é o tema central do álbum "Cidade do Pecado", do rapper BK.

Neste episódio de Papo Preto ele conversa com o apresentador Yago Rodrigues sobre como as metrópoles são soberanas sobre as pessoas, ditam comportamentos e moldam desejos. "A maioria das pessoas não percebe isso e vira uma engrenagem da máquina, você não mora mais na cidade, ela é que mora em você. Não é mais você que decide as coisas" (a partir de 1:53 do arquivo acima).

As músicas de BK também são carregadas de críticas ao negócio que se tornaram algumas igrejas e aos relacionamentos amorosos. "Sou batizado na Igreja Evangélica e frequentei os cultos até os meus 15 anos, então tenho conhecimento para falar. Eu não critico a religião, eu critico a Igreja como um negócio que vende milagres" (a partir de 3:48 do arquivo acima).

Sobre os relacionamentos, o rapper diz que as pessoas perguntam a ele se nunca teve um relacionamento bom. "Quando a arte pinta aquele príncipe encantado, diz que você vai encontrar a mulher da sua vida, você começa a criar coisas na sua cabeça. Eu tento ser o mais real possível. Eu não desconstruo relacionamentos, eu falo o que eles são, com medos, ansiedades e o difícil que é administrar" (a partir de 7:02 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.