Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Conversa de Portão #56: Qual é a importância das pautas identitárias?

De Ecoa, em São Paulo

19/12/2021 06h00

Neste episódio da segunda temporada da Série Feminismos, feita em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, Semayat Oliveira promove um debate sobre pautas identitárias. Vilma Reis, socióloga, defensora dos direitos humanos e integrante da Coletiva Mahin e Tainah Pereira, internacionalista, ativista e articuladora do Mulheres Negras Decidem, falam do assunto pela perspectiva das mulheres negras.

Vilma Reis defende que o homem branco, principal grupo que questiona a discussão de pautas identitárias, seja incluído no debate. "Porque os homens brancos da extrema direita, da direita e da esquerda tratam a fala das mulheres negras tentando desconstruir toda a construção política erguida pelos movimentos", diz. "É isso que faz o Brasil estar de pé, em toda a construção do Brasil tem mãos e pensamentos negros" (a parir de 3:56 do arquivo acima).

Tainah Pereira diz que é importante fortalecer candidaturas coletivas de mulheres negras, mas que é preciso saber diferenciar pautas identitárias e representatividade. "Identitarismo e representatividade não tem a ver com a presença estéril de pessoas negras em espaço de poder e decisão. Mulheres negras decidem mais do que endossar candidaturas e mobilizam o sentimento de trabalho em prol da coletividade" (a partir de 45:55 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.