Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Conversa de Portão #54: Para onde vai a Esquerda?

De Ecoa, em São Paulo

21/11/2021 06h00

Neste episódio de Conversa de Portão, Semayat Oliveira e Gabrielle Abreu, integrante do Mulheres Negras Decidem, discutem o futuro da Esquerda com duas parlamentares negras, de países diferentes: Beatriz Gomes, que é professora, ativista e deputada do Parlamento de Portugal pelo Bloco de Esquerda, eleita vereadora pela Câmara Municipal de Lisboa, e Erica Malunguinho, que é deputada estadual em São Paulo, educadora, artista plástica e ativista.

Beatriz diz que muitas vezes o discurso contra a esquerda diz que ela quer impor um conjunto de decisões que ataca liberdades individuais. "E não é isso. Queremos um bem comum, uma resposta coletiva que beneficie todas as pessoas, combatemos a mercantilização das cidades, toda especulação imobiliária e o excesso de propostas liberais que acabam com o patrimônio público" (a partir de 10:32 do arquivo acima).

Para a deputada Erica Malunguinho, no futuro, o crescimento da esquerda está na ampliação das vozes das mulheres negras, da população LGBT, do povo periférico, do povo indígena. "Embora esses povos tenham sido colocados como algo inferior numa luta política, agora estão no centro e são fundamentais, a esquerda, para sobreviver e crescer, deve partir deste grupo" (a partir de 15:16 do arquivo acima).

Gabrielle Abreu diz que mais de 8 milhões de pessoas votaram em mulheres negras nas últimas eleições, o que representa um aumento de 32% em relação a 2016. "Há maior incidência de mulheres negras em partidos de esquerda porque são as legendas que melhor abraçam suas pautas. Mas isso não significa que esses espaços estejam livres de opressão, é preciso muita luta para que o ambiente seja seguro para as mulheres negras e suas demandas" (a partir de 20:39 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.