Topo

Projeto doa chinelos para lares de idosos e pessoas em situação de rua

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Ed Rodrigues

Colaboração para Ecoa, em Recife

09/11/2021 06h00

Ao observar que a maioria das ações sociais concentrava esforços na alimentação, um projeto do Rio Grande do Norte voltou os olhares para os pés de pessoas em situação de rua e idosos em casas de longa permanência. Nascia o Pés Cansados, que já arrecadou e distribuiu 918 pares de chinelos.

O trabalho conta com doações de pessoas solidárias. Dezoito projetos sociais e cinco casas de permanência são atendidos pela iniciativa que surgiu durante a pandemia do novo coronavírus, levando os calçados a lares permanentes do sertão do estado.

"Sempre gostei do voluntariado e observava a necessidade que os projetos que estavam nas ruas tinham de calçar os moradores em situação de rua, mas como o foco de arrecadação deles não era esse, isso sempre ficava de lado. Então resolvi criar o projeto para arrecadar chinelos e doar aos projetos que já estão nas ruas", explica Daniella Macedo a Ecoa.

A idealizadora do Pés Cansados decidiu cobrir uma necessidade, segundo ela pouco atendida, mas que tem importância e muita demanda. "Ninguém doa chinelos. Andar descalço é bom quando é por opção. As pessoas em situação de rua são andarilhos e não ter um chinelo é sofredor. Chão quente, lama, objetos perfurantes", diz ela.

No caso dos idosos que estão em instituições de acolhimento, Daniella explica que muitos são abandonados pela família. "Renovar o calçado deles leva um pouco de dignidade", diz.

Pés cansados - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
'Pés Cansados' quer ajudar pessoas em situação de rua, que são andarilhas e muitas vezes não têm calçados
Imagem: Arquivo pessoal

Daniella criou uma página do projeto nas redes sociais e partiu em busca de doações. No primeiro mês, foram 180 pares arrecadados. A princípio, a iniciativa aceitava itens novos e usados, mas os usados chegavam em péssima condição. Por isso, atualmente só chinelos novos são recebidos.

"É meu combustível diário. Os relatos que escuto dos projetos do momento quando eles recebem os chinelos não têm preço. Para nós seria apenas um chinelo. Você já pensou como seria se saísse para trabalhar descalço? Como você se sentiria no fim do dia? E imagina isso ser constante?", reflete Daniella.

Expansão

O trabalho tem espaço para ampliação. O Pés Cansados já doou chinelos até para entidade de Maceió, em Alagoas.

"Esse crescimento é inevitável. Uma senhora que doa quentinhas da varanda da casa dela me solicitou ajuda. E em junho fiz uma campanha para levar absorventes para o sertão. Levei 500 pacotes. Muitas mulheres usam pano, miolo de pão quando se tem, ou qualquer tipo de papel que encontram", disse.

A enfermeira Anna Paula Seidel conheceu o projeto há pouco tempo, mas garante que foi amor à primeira vista. Ela também faz parte de uma ação social e atua em uma instituição de longa permanência para idosos.

"Nossas idosas foram contempladas com lindos chinelinhos. Agradeço muito, em nome delas, ao pessoal do projeto e espero que, com a ajuda de todos, outras instituições e cidadãos em situação de rua possam também ser ajudados", ressaltou.

Já Loyse de Andrade, diretora do Espaço Solidário (entidade que também cuida de pessoas idosas), disse que a população idosa, principalmente a mais vulnerável, é pouco vista e iniciativas como o projeto Pés Cansados são de grande importância.

"Outro aspecto interessante é a questão simbólica da doação. Ficamos tocados com esse cuidado com os 'pés cansados' de tantos que muito caminharam e lutaram para garantir a sobrevivência e dignidade de suas famílias", disse.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o perfil no Instagram. Doações em dinheiro podem ser feitas por PIX: pescansadosrn@gmail.com