Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Conversa de Portão #50: ?Temos um inimigo comum?, dizem mulheres afegãs

De Ecoa, em São Paulo

17/10/2021 06h00

Em 1989, a União Soviética foi expulsa do Afeganistão depois de anos dando suporte ao governo do Partido Democrático do Povo Afegão em uma guerra civil contra rebeldes financiados e treinados pelos Estados Unidos. Em 1994, nasce o grupo extremista Talibã, que toma o poder e ali permanece até o fatídico 11 de setembro de 2001. As tropas norte-americanas ocuparam, então, a região por 20 anos. Com a saída dos americanos neste ano, o Talibã voltou ao poder e o mundo já vê retrocessos, principalmente para as mulheres.

Neste episódio de Conversa de Portão, Semayat Oliveira conversa com a jornalista Sâmia Teixeira, que entrevistou mulheres afegãs para escrever um artigo para o Nós, Mulheres da Periferia, e conta os bastidores da sua reportagem e como ela vê a cobertura da imprensa de conflitos no Oriente Médio.

Sãmia diz que o temor pela volta do Talibã ao poder foi retratado de forma dramática nas imagens de multidões tentando entrar em um avião no aeroporto de Cabul que as televisões de todo o mundo mostraram. "Imagine o nível de desespero de uma mãe para ela entregar o seu bebê para um soldado. Mas passado esse choque, a mídia já não está mais presente e essas mulheres continuam lá, e sem os olhares do mundo" (a partir de 13:24 do arquivo acima).

Mas a jornalista ressalta que essas mulheres não são frágeis, são protagonistas de suas histórias e a mensagem que elas querem passar às mulheres do Ocidente é que nossas relações estão interligadas. "Uma delas diz que nós temos o mesmo inimigo, que é o colonizador, o patriarcado, o colonialismo. O Talibã é o extremo, mas antes dele elas viviam problemas de qualquer mulher de um país em desenvolvimento e com uma democracia recente, que é o nosso caso" (a partir de 18:12 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.