PUBLICIDADE
Topo

Como o game GTA está incentivando as pessoas a se vacinarem no Brasil

Servidor do GTA Brasil Capital incentiva vacinação - Divulgação
Servidor do GTA Brasil Capital incentiva vacinação Imagem: Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

17/09/2021 06h00

O servidor Brasil Capital, do jogo de computador GTA (Grand Theft Auto), está incentivando os gamers a se vacinarem. Criado pelo streamer e empresário Vinicius Augusto Del Rio, 31 anos, de São José do Rio Preto (SP), e seu sócio, o programador João Victor Zanolli, 20 anos, de São Lourenço (MG), o servidor da modalidade role-play oferece R$ 100 mil dentro do game para cada jogador que postar uma foto com a carteirinha de vacinação.

A ideia surgiu a partir de uma pesquisa interna que identificou a faixa etária dos players que jogam no Brasil Capital —entre 17 e 25 anos. "Obviamente temos jogadores com 40, 45 anos, mas 85% dos usuários estão nessa faixa. A gente tem muito esse lance de incentivar os nossos players a se engajarem em ações que consideramos importantes e, como no estado de São Paulo a vacinação para pessoas de 17, 18 anos havia começado, pensamos em lançar um incentivo para a galera se imunizar", diz Vinicius.

O empresário trabalhava no setor de turismo e tinha duas agências de viagens quando a pandemia o obrigou a fechá-las da noite para o dia. "Como tínhamos de ficar em casa, comecei a jogar bastante o GTA role-play, e tive a ideia de abrir um servidor usando a experiência que eu já tinha com empresas", conta.

"Muitos servidores que são abertos são mais despretensiosos, poucos têm perfil de empresa mesmo. Aí nasceu a ideia de criar o Brasil Capital com um amigo programador. Trabalhamos durante um mês e meio sem parar para poder inaugurar o servidor e a gente não esperava o sucesso que teve. Hoje somos o primeiro servidor com tema São Paulo do Brasil, e estamos entre os quatro maiores servidores do país no nível geral."

O tema do Brasil Capital é São Paulo e inclui elementos que já existem no estado, como a Polícia, hospitais, o Corpo de Bombeiros e alguns nomes de ruas. Para participar da campanha, o jogador deve postar uma foto com o fundo da cidade e a carteirinha da vacinação contra Covid em dia. O resultado tem surpreendido: "Em uma semana já tínhamos passado de 100 pessoas enviando imagens. Foi muito bacana a adesão que tivemos", diz Vinicius.

20 mil cadastrados

Hoje o servidor tem em média 350 a 400 players simultâneos principalmente na parte da noite, mas durante o dia há uma rotação de mais de mil players diários, segundo Vinicius, e a plataforma já ultrapassa o número de 20 mil pessoas cadastradas. Para os próximos meses, ele promete uma atualização na cidade, que ganhará uma estrutura nova. "Diferente daqueles jogos que são de fases, em que a pessoa zera o game e nunca mais joga, o role-play é feito a cada dia. A ideia é trazer novidades para que o jogador não caia na rotina e desanime."