Topo

UOL Ecoa lança premiação para reconhecer pessoas e negócios transformadores

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

De Ecoa, em São Paulo (SP)

09/09/2021 06h00

Há quase dois anos, ECOA, a plataforma do UOL por um mundo melhor, conta histórias de pessoas, iniciativas e empresas que estão promovendo transformações positivas no Brasil. As soluções criadas buscam superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico, ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade.

Agora, com o objetivo de impulsionar essas histórias e fortalecer as ações espalhadas pelo país, o UOL lança a primeira edição do Prêmio ECOA em parceria técnica com a ponteAponte, consultoria focada na qualificação dos investimentos sociais. "É muito importante reconhecermos trabalhos exemplares e, quem sabe, ajudar a criar outras oportunidades para eles e, com suas histórias e ensinamentos, inspirar novas iniciativas", explica Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.

Para montar a lista de indicados, a equipe de ECOA pré-selecionou histórias a partir das reportagens publicadas desde o nascimento da plataforma, em outubro de 2019 até junho de 2021. A próxima etapa fica a cargo da ponteAponte, parceiro técnico do prêmio, que fará uma análise dos projetos a partir de um formulário e uma ampla pesquisa sobre história, impacto, relevância, entre outros critérios. Os vencedores e vencedoras serão escolhidos a partir de um júri multissetorial.

Escolhas por categorias

Os pré-selecionados foram distribuídos em três categorias: "Causadores", "Iniciativas que inspiram" e "Empresas que mudam". Para estimular a participação do público, mais duas categorias foram criadas e terão voto popular: "Fizeram História" e "Voz que ECOA".

Em "Causadores", os indicados são pessoas que possuem trajetórias inspiradoras e ações que impactam positivamente a vida de outras pessoas. "Iniciativas que inspiram" reúnem coletivos, movimentos sociais, redes e organizações da sociedade civil (OSCs) que desenvolvem projetos criativos e inovadores para melhorar o bem-estar coletivo. Já em "Empresas que mudam" foram pré-selecionadas histórias de empresas e negócios de impacto social que promovem ações propositivas para solucionar problemas sociais, econômicos e ambientais.

Todos os pré-escolhidos receberão um formulário que deverá ser preenchido para confirmar o interesse e a candidatura na premiação. Depois, os documentos recebidos passarão por uma nova avaliação para verificar se estão dentro dos critérios de elegibilidade.

A escolha também levará em consideração outros pontos importantes, como a capacidade inspiracional — por exemplo, como a pessoa, empresa ou iniciativa tem promovido mudanças positivas de forma inovadora; como inspira pessoas e até mesmo como impulsiona a criação de novas políticas públicas. Também observará o compromisso com uma agenda sustentável, a relevância e impacto dessa atuação nas demandas da comunidade ao redor e, por fim, quais dessas ações tratam de temas necessários, mas que ganham pouco espaço na mídia e em outras premiações.

"O Prêmio Ecoa pretende ser uma vitrine para as iniciativas que têm transformado o campo social brasileiro e permitir que pessoas diversas sejam reconhecidas como autoridades dentro de suas áreas de atuação", completa Murilo Garavello.

Todo esse processo será realizado por uma equipe técnica da ponteAponte, que opera toda a organização técnica do prêmio. Após isso, um quadro de jurados escolherá entre os e as finalistas um vencedor por categoria.

Voto popular

Em "Vozes que Ecoam", internautas poderão indicar nas redes sociais de ECOA e do UOL quem são as personalidades públicas que têm contribuído com pautas sociais e ambientais no país.

Uma curadoria da redação avaliará os indicados e selecionará cinco finalistas que participarão de uma votação aberta no portal para que o vencedor seja escolhido. No site de ECOA, o público também poderá votar na categoria "Fizeram História", que homenageia pessoas que já morreram, mas que deixaram um legado que inspira até hoje.

A premiação

ECOA quer trazer uma lógica diferente às premiações, reconhecendo com oportunidades e prêmios todos e todas as pessoas, iniciativas e empresas envolvidas, e não apenas os vencedores. Todos poderão participar de um workshop de estratégia em Rede Sociais, treinamento de fotografia digital e uma consultoria de SEO, com dicas e instruções de como melhorar o alcance online.

Os vencedores — que serão anunciados em dezembro, em uma cerimônia de premiação transmitida ao vivo pelo UOL — terão espaço para publicar seus artigos na Coluna Prêmio UOL Ecoa. Também terão oportunidade de encontros, troca de conhecimento e treinamentos com parceiros como a Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), rede Ashoka e Amani Institute.