PUBLICIDADE
Topo

Empresa de calçados abastecerá suas fábricas com energia eólica em 2022

Empresa de calçados Vulcabras abastecerá fábricas com energia eólica em 2022 - Divulgação
Empresa de calçados Vulcabras abastecerá fábricas com energia eólica em 2022 Imagem: Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

06/09/2021 06h00

A fabricante de calçados Vulcabras anunciou que abastecerá suas unidades fabris com energia eólica a partir de 2022. As fábricas, localizadas em Horizonte (CE) e Itapetinga (BA), serão supridas por um dos maiores complexos de energia eólica do mundo, o Rio do Vento, no Rio Grande do Norte.

O contrato de R$ 150 milhões firmado com a Casa dos Ventos, companhia brasileira desenvolvedora de projetos de geração de energia através de fontes renováveis, prevê o fornecimento de energia limpa pelo período mínimo de 13 anos.

A empresa fornecerá a totalidade do consumo médio da Vulcabras, 7 megawatts, e que nesse novo perfil evitará o lançamento de 15 mil toneladas de CO2 anualmente na atmosfera —o equivalente ao plantio de 67 mil árvores.

"Essa demanda de energia estará disponível de maneira contínua, enquanto perdurar o contrato. Ou seja, haverá o reabastecimento desses 7 megawatts de maneira constante para garantir a produção de 100% dos calçados com energia eólica", dizem os representantes da companhia, que tem hoje um quadro com 15 mil colaboradores em suas duas plantas fabris e centros administrativos em Jundiaí (SP) e na capital paulista.

Tênis sustentável

Este ano, a Olympikus, uma das marcas que fazem parte do portfólio da empresa, lança uma edição sustentável do tênis Corre 1, o Corre 1 Eco, produzido com componentes reciclados e renováveis. Esta nova versão é confeccionada com materiais como o EVA Verde, feito a partir da cana-de-açúcar, e está presente na sola e na palmilha do calçado. Além disso, o cabedal é feito com fios de poliéster reciclados a partir de garrafas plásticas e no solado há também borrachas especiais extraídas da seringueira.