Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #46: Por uma mídia mais igualitária e plural

De Ecoa, em São Paulo

04/09/2021 06h00

Os desafios da mídia independente e o papel do jornalismo na descentralização da notícia e na construção de novas narrativas é o tema deste episódio de Papo Preto. Lenne Ferreira, editora da Alma Preta Jornalismo no Nordeste, conversa com a videomaker Débora Oliveira e o repórter Victor Lacerda.

Débora diz que só quando passou a realmente se enxergar como pessoa negra é que começou a olhar em volta e perceber como são poucos os negros nos espaços que ocupou. "Quando cheguei na tv pública eu ficava contando as poucas pessoas ali. E nos cargos do alto escalão, então, tudo embranquece. É muito louco isso de como a gente é minoria, na universidade também, tanto professores como alunos" (a partir de 7:17 do arquivo acima).

Victor diz que é "mais rico e amplo" ter pessoas pretas pautando e dando visibilidade a outras pessoas pretas. "Na mídia alternativa temos mais liberdades, tanto na construção das pautas quanto na escolha das fontes. Na mídia tradicional o espaço até para contarmos nossas vivências enquanto pessoas pretas não existe" (a partir de 10:24 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.