Topo

Grafites vão retratar mudanças climáticas em ação da Virada Sustentável

O artista Denilson Baniwa  - Levi Fanan/Divulgação
O artista Denilson Baniwa Imagem: Levi Fanan/Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

30/08/2021 06h00

Sete grandes empenas da cidade de São Paulo serão grafitadas de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável elencados pela ONU, totalizando uma área de 4.882 m², em uma ação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na 11ª edição da Virada Sustentável, a partir do próximo dia 2 de setembro.

A intervenção, realizada em parceria com o Instagrafite, terá sete duplas de artistas, formadas por um nome do território da unidade e um convidado. No CEU Vila Rubi, na região do Grajaú, zona sul da capital paulista, a artista anfitriã Karina Kot interage com o amazonense Denilson Baniwa em um trabalho tendo as mudanças climáticas como tema.

"Karina é nativa da região próxima ao CEU Vila Rubi e trouxe informações importantes para o trabalho, como o fato de o Grajaú ter o significado de 'cesto'. Além disso, é uma área que está entre rios, tem aldeias e trechos de Mata Atlântica. Pensando nisso a gente acabou juntando ideias que passam por plantio e compartilhamento", conta Baniwa.

Para mim é uma mensagem de esperança, espiritualidade e bem viver com a natureza.

Denilson Baniwa, artista

"Assim que eu soube que ia fazer o trabalho com o Denilson fiquei feliz porque estudo xamanismo. Foi perfeito. Ele também gosta de pessoas com rostos de bicho e pensamos em trazer isso para a obra, uma canoa que traz animais de poder no meio de uma floresta", diz Karina.

"Tentamos fugir do lugar comum da mudança climática, com geleiras derretendo ou algo pegando fogo, até porque ali é uma escola e a gente pensa que o ideal é ensinar, e acreditamos que é possível trazer uma conscientização pelo amor, sem chocar as crianças."

A Virada Sustentável é gratuita e será realizada em formato híbrido com shows de Gal Costa e Lenine, painéis de discussão, rodas de conversa e mostras de teatro, dança, performance e circo.