PUBLICIDADE
Topo

Candidata a Miss Alemanha vem da periferia de PE e luta pelo meio-ambiente

Domitila Barros, modelo e greeninfluencer - Thomas Rusch/Divulgação
Domitila Barros, modelo e greeninfluencer Imagem: Thomas Rusch/Divulgação

Marcelo Henrique Andrade

Colaboração para Ecoa, do Recife (PE)

23/08/2021 06h00

Na Linha do Tiro, no coração da zona norte do Recife, a modelo Domitila Barros, 37, já era notada antes mesmo de ser um rosto estampado na mídia ou conhecida pelos mais de 118 mil seguidores que tem no Instagram. Ao lado de meninas e meninos da comunidade onde morou até os 22 anos, Domitila começou os primeiros trabalhos sociais na ONG fundada pela mãe, Dona Roberta Barros, na tentativa de diminuir os abismos sociais que afastam crianças pobres do lazer, da educação, do acesso à informática e dos sonhos. Enquanto a mãe tocava o Centro de Atendimento a Meninas e Meninos, o CAMM, Domitila ensinava a garotada a ler, escrever, encenar pequenas peças teatrais e a desfilar em passarelas improvisadas nos pequenos eventos que ela produzia ali, aguçando o imaginário da turma.

Miss Alemanha

1 - Divulgação - Divulgação
Domitila Barros, modelo e greeninfluencer, com as crianças da ONG CAMM
Imagem: Divulgação

O que estava longe do pensamento de Domitila é que em algum momento ela estaria numa passarela importante para ser escolhida como representante do país onde vive desde 2006, quando embarcou para o mestrado em Ciências Políticas e Sociais na Freie Universität Berlin. A pernambucana é uma das 160 mulheres selecionadas para a etapa final do Miss Alemanha.

Sorriso largo, cabelo natural e sardas no rosto. A beleza de Domitila chama atenção, mas não foi a responsável por colocá-la no Miss Alemanha, como costuma acontecer com concursos similares. A comissão organizadora estampa em seus canais oficiais que a competição é de atitudes positivas, ações sociais, humanitárias e de impacto no mundo. Nessa linha, Domitila foi escolhida pelo trabalho como "greenfluencer".

Costumam olhar as mulheres como símbolo de beleza. Antes, se fôssemos belas representaríamos algum grupo. É bom saber que estamos quebrando paradigmas. Estamos representando ações e atitudes, Domitila Barros

Artivista e "greenfluencer"

2 - Divulgação - Divulgação
Domitila Barros, modelo e greeninfluencer, foi criada na periferia de Recife
Imagem: Divulgação

O termo "greenfluencer" [ou "influenciadora verde" em tradução direta] ainda é pouco usado no mundo dos influenciadores, mas é uma bandeira que a modelo brasileira levantou nos trabalhos que faz na Europa, e para isso precisou mudar atitudes.

"Faço campanhas para marcas que tenham compromisso social e que o lucro também seja destinado de alguma forma para projetos de educação, cultura ou ajuda humanitária. Só visto a camisa e a marca de empresas que têm essa responsabilidade social", explica a modelo que compra roupas em brechós, evita o uso de carro, metrô ou qualquer transporte público no dia a dia e também prefere andar a pé ou de bicicleta. Nesse conjunto de atitudes, ela passou a ser uma voz no universo da moda alemã, com um status de influenciadora de novos hábitos.

O grito da imigrante foi ouvido pelos locais e por grandes marcas do país. Em 2020, entre tantas modelos a serem escolhidas, foi Domitila quem estampou a campanha internacional da "Symrise Cosmetics Ingredients", empresa que desenvolve a matéria-prima para marcas de cosméticos de vários países, o que inclui o Brasil.

Os produtos naturais têm como base substâncias retiradas da colheita de pequenos produtores da Alemanha, sem química agressiva ou uso animal nas produções. Com a campanha, o rosto de Domitila está nos catálogos, outdoors e comerciais na internet e na televisão da Europa, África do Sul, Estados Unidos e Emirados Árabes, onde Domitila desembarcou recentemente para uma temporada de parcerias e conversas com entidades e com o governo de Dubai.

O governo alemão também notou a brasileira recentemente quando o Ministério das Relações Exteriores do país, destacou a imagem de Domitila numa campanha publicitária por seu ativismo socioambiental. A lista inclui nomes como o da médica Özlem Türeci, cofundadora e diretora médica da BioNTech, responsável por desenvolver a vacina Pfizer/BioNTech contra a covid-19. O reconhecimento também cruza oceanos. A revista americana Formidable Woman Magazine elegeu, no ano passado, a modelo como uma das mulheres mais influentes do mundo na categoria "Artivist" [artivista, em português].

Ainda não era moda falar sobre artivismo quando a recifense passou a ser reconhecida pelas atividades educativas que desenvolveu com as crianças, Domitila se tornou uma das Sonhadoras do Milênio no ano de 2000, um título oferecido pela Unesco e pelo Instituto McDonald's para jovens integrantes de projetos sociais nas comunidades onde estavam inseridos.

Com os pés nas raízes

3 - Divulgação - Divulgação
Domitila Barros, modelo e greeninfluencer, 37 anos.
Imagem: Divulgação

Como na vida de qualquer influenciadora, as atividades como "greenfluencer" precisam multiplicar a ideia entre outras pessoas. A modelo, e agora também empresária, faz isso na comunidade da Linha do Tiro, com mulheres que eram suas colegas na infância e nas ruas da periferia.

As que não puderam seguir os mesmos passos da amiga, participam desse sonho de outra forma, conectadas a ela através da moda. Em 2019, Domitila criou a marca "She From de Jungle". Mães solteiras da comunidade produzem roupas com material reaproveitável e biojoias feitas a partir do capim-dourado.

O material é enviado para a Europa, onde Domitila expõe e vende as peças através de lojas parceiras. O lucro é dividido entre a empresária e as mulheres, e o investimento gera uma nova demanda de pedidos. No mesmo ano da criação do catálogo, as peças ganharam visibilidade internacional, quando foram usadas por modelos na Semana de Moda de Berlim. "É uma maneira de incentivar a independência e o empoderamento dessas mulheres. Elas têm talento, ideias e muita criatividade. Ser 'greenfluencer' é isso: é influenciar para novas práticas e atitudes, inclusive as sustentáveis", diz a modelo.

Só vamos saber se Domitila é a nova Miss Alemanha no dia 19 de fevereiro de 2022. Entre os dias 17 e 19 de setembro, as 160 finalistas participam de um evento em Hamburgo para se conhecerem. Em outubro, inicia-se a votação online. Independente do país, todos podem votar. Nesta fase serão escolhidas 80 finalistas e, logo após, 40 delas serão selecionadas por um júri que vai escolher 20 para a última etapa.

4 - PETER KUBALAK/Divulgação - PETER KUBALAK/Divulgação
Domitila Barros, modelo nascida na periferia do Recife, é referência mundial "greenfluencer"
Imagem: PETER KUBALAK/Divulgação