Topo

Amigos doam apoio técnico a pequenos agricultores durante a pandemia em PE

Grupo visita lavouras e avalia como pode melhorar produções com base em conhecimentos técnicos - Arquivo pessoal
Grupo visita lavouras e avalia como pode melhorar produções com base em conhecimentos técnicos Imagem: Arquivo pessoal

Ed Rodrigues

Colaboração para Ecoa, do Recife

19/08/2021 06h00

Três estudantes de engenharia e um técnico agrícola se uniram para ajudar agricultores do interior de Pernambuco. Eles perceberam que a pandemia do novo coronavírus atingiu severamente os pequenos produtores e decidiram visitar esses trabalhadores e avaliar como eles estão desenvolvendo suas produções. O grupo oferece de graça análise de solo, que avalia como estão os macro e micronutrientes, e auxiliam na escolha do melhor adubo.

Os amigos criaram um aplicativo que faz o mapeamento em tempo real dos mananciais que os agricultores utilizam para realizar a irrigação de suas plantações. Eles buscam parcerias para poder custear todo o processo sem gerar custo aos pequenos produtores.

"É um projeto social e ambiental para agricultores rurais na zona da mata sul do estado. Já conseguimos o apoio de 15 empresas privadas e do poder público de duas cidades. Estamos prestando auxílio voluntário para esses trabalhadores que sobrevivem da agricultura", explicou o estudante Lemuel Paz, a Ecoa.

Agricultores PE - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Amigos perceberam em pesquisas que pequenos produtores não tinham acesso às orientações técnicas
Imagem: Arquivo pessoal

O universitário contou que percebeu, durante as pesquisas para a realização de artigos, que os pequenos produtores não tinham acesso às orientações técnicas e plantavam com o conhecimento familiar.

"Estão em situação de vulnerabilidade social e isso foi potencializado com a pandemia. Como essas pessoas, que as vezes não conseguem pagar as contas, vão realizar uma consultoria que custa R$ 10 mil? É aí que a gente entra", disse.

Paz diz que ele, mais um amigo que morou no Canadá e um representante do Greenpeace tiveram a ideia de auxiliá-los. "Entramos em contato com 15 empresas, empreiteiras de poços artesianos, laboratório de análise de água e solo, empresas de engenharia e tudo mais. E todas toparam ajudar."

O "auxílio voluntário" funciona da seguinte forma: o grupo passa três meses em cada distrito. Os amigos visitam os agricultores e avaliam como podem melhorar as produções. As visitas são acompanhadas por um técnico agrícola, que faz todas as recomendações

O trabalho também analisa a água que eles estão bebendo (muitas casas não têm saneamento básico) para ver se ela é potável. "O nosso aplicativo mapeia em tempo real os mananciais que os agricultores utilizam. Com isso, conseguimos monitorar a qualidade e facilita a elaboração de projetos específicos para aquela produção", informou Lemuel Paz.

"As demandas são específicas. Por exemplo, tinha um agricultor que precisava de uma fonte de água próxima. A gente desenvolveu um canal sob pressão atmosférica junto a um técnico agrícola que é parceiro nosso e conseguiu trazer a água para o lado da casa dele. Ele fez um açude e vai começar a criar peixes. Outro agricultor teve a produção de bananas ampliada em 9% com nossa consultoria. E esse valor ainda por chegar a 17%", disse.

O projeto começou no último mês de junho e deve continuar até 2022. Caso consiga ser aprovado em eventos internacionais de sustentabilidade, poderá ser renovado por mais tempo. Cerca de 40 famílias agricultoras estão sendo beneficiadas.

Leandro Batista Marinho tem mais de 15 anos de lavoura. Ele está entre as famílias auxiliadas pelos amigos. Ele planta batata e abacaxi no Engenho Troncamento, cidade de Catende.

"Esse projeto vai ser muito importante para minha produção. Vai melhorar a qualidade do fruto, a qualidade da terra. Vai aumentar minha rende e não vai pesar no meu bolso. Só tenho a agradecer porque nunca vi um projeto desse por aqui", agradeceu o agricultor.

Para ajudar o projeto, basta entrar em contato com grupo pelo telefone: (81) 99113.4518 ou pelo e-mail: apexe.ambiental@gmail.com.