Topo

Projeto cria coworking para ajudar home office de moradores de Paraisópolis

O espaço comporta até 15 pessoas e tem 10 computadores disponíveis para os usuários - André Santos/ Agência Cria Brasil
O espaço comporta até 15 pessoas e tem 10 computadores disponíveis para os usuários Imagem: André Santos/ Agência Cria Brasil

Glória Maria

Colaboração para o Ecoa, em São Paulo

12/08/2021 06h00

Pensando na necessidade dos moradores da comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul da capital paulista, de terem mínimas condições para poderem exercer seus trabalhos em home office desde que começou a pandemia de covid-19, o projeto Emprega Comunidades inaugurou, no último dia 6 de agosto, o Coworking Inovar Comunidades.

O Emprega Comunidades surgiu no ano de 2020 e ficou conhecido como "LinkedIn das Favelas" por agregar, intermediar e levar oportunidades de trabalho para os moradores de Paraisópolis. Ambos os projetos são coordenados pela líder social que atua na comunidade, Rejane Santos, de 35 anos. "Infelizmente com casas pequenas e aglomeradas não há estrutura para o home office. Foi pensando nisso que criamos agora o coworking."

A pesquisadora Lívia Freitas, de 44, é uma das moradoras que está frequentando o espaço. Lívia tem acesso à internet em casa, mas como está sem computador pessoal diz que realizar um trabalho em casa nem sempre é possível pela falta de estrutura de um escritório, e que isso infelizmente impede que ela tenha resultados mais positivos, "O novo espaço para mim é muito importante e abriu um leque de oportunidades, além de me dar ânimo."

Lívia diz que algumas instituições ofereciam o escritório para ela trabalhar, mas que com a vinda da pandemia essas possibilidades acabaram. Agora, frequentando o novo espaço coletivo, ela se sente satisfeita e motivada a ter um melhor desenvolvimento no trabalho.

O espaço é mantido pelo G10 das favelas, Emprega Comunidades e empresas privadas, comporta até 15 pessoas e tem 10 computadores disponíveis para o usuário. A ideia é que o morador leve o seu equipamento e utilize apenas o espaço, mas caso ele não possua, há esses outros equipamentos que podem ser usados.

Para além de fazer a ponte entre empresas e moradores, Rejane explica que o papel do Emprega Comunidades é também apoiar os trabalhadores da periferia para que o índice de pessoas desempregadas diminua e - ainda - não aumente nesse momento de pandemia. "Pensamos em um estrutura que permitisse que esses trabalhadores pudessem desempenhar os seus trabalhos sem que tenham custos que façam cair ainda mais o seu rendimento mensal."

Rejane diz ainda que o espaço criado para que pessoas empregadas desempenhem seus trabalhos pode e deve servir também para os que estão desempregados e sem oportunidades em vista utilizem os computadores conectados à internet para se capacitarem nesse momento da pandemia. Moradores que estudam remotamente também podem reservar uma vaga no Coworking Inovar Comunidades.

Como agendar um horário

Para utilizar o espaço basta acessar este link e agendar: https://emprega-comunidades.reservio.com ou comparecer pessoalmente no Pavilhão Social e fazer a reserva com a Joana. Endereço: Pavilhão Social G10 Favelas (Rua Itamotinga, 100). O horário de funcionamento é das 7h às 19h de segunda a sexta