Topo

Após incêndio, festa de casamento é salva com a ajuda de amigos e vizinhos

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Carolina Vellei

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

08/08/2021 06h00

Depois de adiarem os planos de casamento por conta da pandemia, os americanos Jake e Elizabeth Landuyt finalmente se reuniram com seus amigos e familiares para celebrarem a sua união, no final de maio. Um imprevisto, porém, fez os noivos imaginarem que teriam que adiar novamente a comemoração: o primeiro brinde da festa foi interrompido por pessoas gritando "fogo!".

Essa história aconteceu na Ilha de Mackinac, no estado do Michigan, quase na fronteira entre Estados Unidos e Canadá. Enquanto o pai de Elizabeth fazia um discurso em homenagem aos noivos, os convidados notaram fumaça na casa ao lado de onde estava acontecendo a recepção. Por volta das 18h, os bombeiros tiveram que evacuar toda a região e, com isso, noivos e convidados foram vistos saindo do local com seus trajes a rigor.

Passados sete anos de namoro e um ano e meio de desafios trazidos pela covid-19, Jake e Elizabeth viram seu dia encantado terminar de forma trágica. Preocupados com a situação, ambos retornaram à igreja onde foi realizada a cerimônia para fazer preces pela família dona da casa em chamas e refletir sobre tudo o que tinha acabado de acontecer. "Não sabíamos o que fazer exatamente, mas rapidamente percebemos que era uma situação muito séria", disse Jake Landuyt a um jornal local.

Salvando a festa

Enquanto o casal estava na igreja e os bombeiros lidavam com as chamas, uma "força-tarefa" foi montada por amigos e familiares dos noivos para que a festa pudesse continuar em outro local.

Após incêndio, festa de casamento é salva com a ajuda de amigos e vizinhos  - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

O gerente do Mission Point Resort, um hotel próximo, estava no centro da cidade quando tudo aconteceu e teve a ideia de transferir a festa para o salão de festas do local. "Tivemos a sorte de estar no lugar certo na hora certa, e de ter o espaço disponível para uso", disse ele.

Minutos depois, um exército de convidados do casamento, além de vizinhos e empresários locais, estavam rapidamente se reunindo para recriar a recepção em um lugar inteiramente novo.

Com menos de 500 moradores e restrições devido à natureza histórica da cidade, não há carros na ilha. Por isso, as pessoas tiveram que transportar tudo para o casamento - da comida à decoração - a pé e de bicicleta.

Diversas lojas e restaurantes próximos contribuíram para o evento, entregando pratos e utensílios, flores, roupas de cama e outras decorações para enfeitar o espaço. As pessoas também transportaram alguns itens do local original, incluindo a barraca de bolo, peças centrais, um livro de visitas e as almofadas de assento da Universidade de Michigan - um lembrete de onde o casal se conheceu.

Em menos de uma hora, tudo estava arranjado no novo local e dois dos padrinhos foram buscar o casal na igreja. Quando Jake e Elizabeth chegaram ao salão de festas, eles não acreditavam no que estavam vendo. "Meu queixo caiu, foi tão bonito", conta a noiva. Ambos se emocionaram com o carinho e a dedicação de todos para que a festa continuasse.

Final feliz

Segundo o corpo de bombeiros, o incêndio começou por um problema na chaminé da casa, um prédio histórico com mais de 120 anos. As chamas foram contidas horas depois e, felizmente, ninguém ficou ferido.

O chefe dos bombeiros, Jason St. Onge, celebrou o trabalho em equipe para acabar com o fogo e para resgatar um dos dias mais especiais na vida da família recém formada. "Onde mais um casamento poderia ser cancelado e convocado novamente em menos de 30 minutos e a apenas algumas centenas de metros de distância?", escreveu o bombeiro no grupo de notícias da Ilha de Mackinac no Facebook.

Os noivos se surpreenderam com a atitude de todos. "Sempre nos lembraremos da comunidade incrível, dos convidados e das empresas da Ilha Mackinac. Depois do ano e meio que todos nós tivemos, foi tão bom ver pessoas se ajudando. Tivemos, em primeira mão no dia do nosso casamento, um grande lembrete de que as pessoas são boas", comemorou Elizabeth.