Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Conversa de Portão #37: Mulheres imigrantes e pandemia

Do Ecoa, em São Paulo

27/06/2021 06h00

Hoje não é possível dizer quantos migrantes morreram de covid-19 ou foram contagiados com o coronavírus no Brasil porque os formulários de atendimento não contemplam a nacionalidade. Somado a isso, muitos dos migrantes que vivem no Brasil ainda sofrem para obter atendimento médico porque não estão com sua situação regularizada.

Neste episódio de Conversa de Portão, a boliviana Jobana Moya, da Equipe de Base Warmis, fala dos desafios de ser migrante no Brasil, ainda mais em uma pandemia como a que vivemos.

Ela conta que sofre preconceito da sociedade o tempo todo por seu biotipo indígena e muita dificuldade nos aparelhos públicos que só têm atendimento em português (a partir de 2:03 do arquivo acima).

Uma das principais preocupações do grupo criado por ela para ajudar mulheres migrantes no país é esclarecer que nenhum migrante pode ser ilegal. "Temos que falar em pessoas em situação regular ou irregular, porque ninguém está nessa situação porque quer, trata-se de um processo burocrático, que demora" (a partir de 8:00 do arquivo acima).

O Conversa de Portão ouviu relatos parecidos de outras mulheres imigrantes de diferentes países, como Nazareth Sojo, da Venezuela, Prudence Kalambay, da República Democrática do Congo e Judith Siñanis, também da Bolívia (a partir de 9:16 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.