Topo

Instituto oferece curso de desenvolvimento a egressos do sistema prisional

Egressos do sistema prisional participam de curso de desenvolvimento pessoal no CIC Oeste, em São Paulo - Rafael Santana/ O Amarelinho/ Divulgação
Egressos do sistema prisional participam de curso de desenvolvimento pessoal no CIC Oeste, em São Paulo Imagem: Rafael Santana/ O Amarelinho/ Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

16/06/2021 12h00

O preconceito e, em muitos casos, a falta de capacitação profissional dificultam a reintegração de egressos do sistema prisional na sociedade. Para mudar esse cenário, o Instituto Recomeçar, com sede em Poá (SP), firmou uma parceria com o Centro de Integração e Cidadania (CICs), vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, e com o classificado popular "O Amarelinho", principal veículo impresso de empregos, cursos e concursos da capital paulista, em um programa que oferece desenvolvimento pessoal, profissional e social para quem já cumpriu pena e busca uma oportunidade de emprego.

"A reconciliação com a sociedade é um desafio e o trabalho é uma importante ferramenta para a evolução dos egressos", diz Leonardo Precioso, fundador do Instituto Recomeçar e também egresso do sistema prisional.

Ex-jogador profissional, Leonardo foi convidado pela ONG Gerando Falcões quando deixou a prisão a realizar um trabalho inclusivo com crianças e jovens. Mas sentia falta de ajudar pessoas saídas do sistema penitenciário e idealizou o programa que se tornou Instituto em maio de 2020, com atuações em São Paulo, Brasília e Recife. De lá para cá, foram inseridos mais de 100 participantes em empresas parceiras.

A primeira turma participou do programa entre os dias 7 e 9 de junho, no CIC Oeste, e outros grupos serão beneficiados no decorrer do ano em outras unidades do Centro de Integração e Cidadania. O próximo será em Campinas (SP), entre 21 e 23 de junho. Em seguida, o programa será oferecido na Jova Rural do CIC Norte, nos dias 5, 6 e 7 de julho. Para participar o egresso pode ligar para o telefone do Instituto Recomeçar (11- 94704-4773), ou se inscrever no próprio CIC da região.

Egressos do sistema prisional participam de curso de desenvolvimento pessoal - Rafael Santana/ O Amarelinho/ Divulgação - Rafael Santana/ O Amarelinho/ Divulgação
Egressos do sistema prisional participam de curso de desenvolvimento pessoal
Imagem: Rafael Santana/ O Amarelinho/ Divulgação

Durante o programa, o primeiro dia é dedicado à socialização, em que são feitas as apresentações entre egressos e a equipe do Instituto Recomeçar, formada por mediadores, educadores e psicólogos. Nos demais dias, o Curso de Desenvolvimento Pessoal auxilia a identificar sonhos, competências e objetivos. O programa inclui ainda melhores formas de trabalhar as emoções e a importância do aprendizado para a vida profissional.

No último dia o inscrito participa de um teste com psicólogo que avalia produtividade, ritmo de produção e perfil comportamental. O curso ainda oferece aulas de cidadania e orientações sobre como regularizar a documentação.