Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #34: Anne Quiangala, preta e nerd

De Ecoa, em São Paulo

12/06/2021 06h00

Desde pequena, a produtora de conteúdo Anne Quiangala, nascida em uma família só de meninos, é fã de quadrinhos, games, cultura pop e tudo que cabe no pacote nerd. Mas ela não se identificava e não encontrava o seu lugar porque não conhecia nenhuma menina preta e nerd.

Neste episódio de Papo Preto, ela é entrevistada por Yago Rodrigues e fala de toda a sua trajetória de busca de um lugar na sociedade exatamente como preta e nerd. Criadora do blog Preta, Nerd e Burning Hell, Anne promove leituras mediadas e discussões de materiais acadêmicos que embasam a cultura pop e a colocam em um lugar bem além do "achismo".

Além de encontrar o seu lugar na sociedade, Anne também queria encontrar representatividade no universo pop que a fascinava. "Fui pinçar. Comecei a perceber que havia uma ou outra personagem, achei a Tempestade, por exemplo", conta. "As coisas existem, mas a gente não conhece. Temos que ir atrás. Comecei a consumir muita coisa de fora. Nos EUA já existe essa identidade. Eu achei uma lacuna para preencher aqui no Brasil e conectei com minhas pesquisas e minha produção acadêmica" (diz a partir de 8:47 do arquivo acima).

Sobre as dificuldades encontradas pelo caminho de uma mulher preta e nerd, Anne diz que é importante saber como contar a própria história. "Se você vai me contar a sua história pode me contar partes boas ou ruins dela. Gosto de pensar em como nós, como sujeitos, podemos pensar a nossa história a partir da nossa própria edição, diz. "Claro que isso passa por saber que por mais que você esteja em uma condição mais confortável, que pessoa negra não sofreu?" (a partir de 19:06 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.