Topo

'Marmitas da Terra' doa quentinhas com alimentos da Reforma Agrária no PR

Grupo começou a distribuir 300 marmitas em Curitiba, mas logo passou para 700 dada a procura - Jade Azevedo
Grupo começou a distribuir 300 marmitas em Curitiba, mas logo passou para 700 dada a procura Imagem: Jade Azevedo

Núbia da Cruz

Colaboração para o Ecoa, em São Paulo

07/06/2021 06h00

Com a decisão do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de começar a destinar parte de suas colheitas para doação em um período de insegurança alimentar, o Marmitas da Terra foi criado em 2 de maio de 2020 com o objetivo não só de entregar alimentos, mas de distribuir marmitas por toda a região de Curitiba para pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabilidade agravada pela pandemia.

Uma equipe do MST-PR começou a distribuir 300 marmitas nas praças do centro de Curitiba às quartas-feiras, mas logo percebeu que a quantidade não era suficiente, logo passaram a doar 700 marmitas. "Quanto mais a gente ia entregar as marmitas, mais ia surgindo a necessidade de produzir", diz Jade Azevedo, assessora de comunicação do Marmitas da Terra e do MST-PR. Hoje, o grupo produz 1.100 marmitas e expandiu a área de entrega para bairros periféricos.

Os alimentos utilizados vinham dos assentamentos do MST, mas com a expansão do projeto o Marmitas da Terra sentiu a necessidade de plantar também. Assim, em setembro de 2020 o grupo começou a cultivar uma horta comunitária.

Marmitas da Terra - Joka Madruga - Joka Madruga
Aos sábados, 170 voluntários cuidam de horta comunitária que produz os alimentos das marmitas
Imagem: Joka Madruga

Todos os sábados cerca de 170 voluntários se deslocam até o assentamento Contestado, na Lapa, a 60 km de Curitiba. Lá, os funcionários da Escola de AgroEcologia ajudam os voluntários. "Eles ensinam como é o ciclo de cada planta, como trabalhar na terra e a colher", disse a jornalista para o Ecoa. Contam, ainda, com a ajuda das famílias do MST que moram no assentamento e cederam parte de suas terras para o projeto. A colheita é realizada na terça para os alimentos serem preparados e distribuídos na quarta.

O projeto cresceu tanto que já ajuda outras iniciativas a montarem cozinhas comunitárias em suas regiões. Os mantimentos que não são utilizados são doados para a Associação de Moradores da Comunidade, que produzem mais marmitas na quinta-feira. O grupo também ajuda na plantação de uma horta coletiva no bairro de Sabará, em Curitiba.

Com 57 mil marmitas já distribuídas, o Marmitas da Terra possui alguns parceiros que ajudam com a doação de alimentos e até doação de gás, entre eles estão as famílias do MST, Produtos da Terra, Instituto de Democracia e o Sindipetro.

Você pode ajudar o grupo com doações por meio dos dados:

Associação de Cooperação e Reforma Agrária do Paraná (ACAP)
CNPJ: 02.881.494\0001-96

Banco do Brasil
Agência: 0734-X
Conta Corrente: 5159-2

Banco Itaú
Agência: 3834
Conta Corrente: 25030-4

Pix: acap.pr@gmail.com