Topo

Saúde no smartphone: Conheça apps que te ajudam a se alimentar melhor

iStock
Imagem: iStock

Cléberson Santos

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

15/05/2021 06h00

Não é nenhum exagero dizer que existe aplicativos para quase tudo. Em se tratando de alimentação saudável não seria diferente. A tecnologia pode ser um importante aliado no momento de priorizar comida de verdade ou até fazer a transição para uma dieta sem carne.

Ecoa fez uma lista com cinco desses aplicativos para você conhecer e baixar qual melhor se adequa às suas necessidades. Essa lista não terá nenhuma ferramenta que incentive dietas restritivas ou soluções fitness, a proposta é oferecer diferentes maneiras de comer de forma saudável e acessível.

Smartliv

Além de oferecer mais de mil receitas saudáveis, o Smartliv também cria a lista de compras dos ingredientes. Ao baixar o app, você tem que responder quais são suas preferências (vegetarianismo, dieta com menos carboidrato ou cardápio balanceado) e se há alguma restrição (como não poder ter alimentos com lactose ou carne).

Após fornecer essas informações, o aplicativo mostra uma sugestão de cardápio. Na versão premium (R$ 99 por ano), você tem acesso também às informações nutricionais de cada receita e a um cardápio personalizado.

NutriU

O NutriU é um aplicativo para os apaixonados por Airfryer. Todas as sugestões deste aplicativo são feitas no famoso aparelho para "batata frita sem óleo". Também é possível compartilhar suas próprias experiências gastronômicas com os outros usuários do app.

A busca por receitas do NutriU permite filtrar por ocasião, restrições alimentares e até tempo de preparo.

BLW Brasil

Você não precisa fazer reeducação se come bem desde sempre. A proposta desse aplicativo é ensinar a mães e pais a fazerem uma introdução alimentar saudável aos bebês. São mais de 400 receitas desenvolvidas por nutricionistas e pediatras.

Além das receitas, o aplicativo também oferece dicas de como amassar alimentos, qual o momento certo para introduzir cada receita e até cardápios para bebês de pais vegetarianos.

Wikiveg

A diferença básica entre o vegetarianismo e o veganismo é que os veganos não consomem nenhum produto que envolva exploração animal (qualquer proteína de origem animal, mel etc). A proposta do Wikiveg é justamente mostrar se um produto é vegano ou não.

Essas informações são fornecidas pelos próprios usuários do aplicativo. São eles que levantam questionamentos a respeito da origem de determinado produto e que também respondem sobre a procedência.

Desrotulando

A proposta deste aplicativo é informar de forma objetiva as complicadas informações dos rótulos dos produtos do supermercado. Além da busca e dos filtros, também é possível escanear o código de barras de uma embalagem para receber as informações do produto.

O Desrotulando também classifica os alimentos com notas de 0 (nada saudável) a 100. Além da nota, o app mostra em que tipo de nutriente o produto é rico, como gordura trans, sódios ou açucares.

Na versão premium (R$ 9,90 ao mês), há sugestões de opções mais saudáveis e também o recurso de conhecer quais produtos podem ter ingredientes que provocam alergias.

Ecoa Ciclo Alimentação - banner - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL