Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #31: O empreendedorismo da sobrevivência

De Ecoa, em São Paulo

15/05/2021 06h00

Há no Brasil hoje 2,4% de grandes empresários negros. Em contrapartida, dos micro e pequenos empresários do país, mais da metade são negros e negras que se auto declaram em seus CNPJs desta forma e estão aptos e preparados para empreender.

Neste episódio de Papo Preto, Yago Rodrigues conversa com Aparecida da Silva, psicóloga e presidente da Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro), e com João Carlos Nogueira, coordenador executivo da instituição, sobre as origens e a força do empreendedorismo preto no Brasil.

O apresentador lembra que o empreendedorismo foi negado à população negra por muito tempo, mas que ele vem da história pela sobrevivência. "É uma reação à porta na cara, de ninguém nos dar empregos e nós termos que nos virar para sobreviver", diz ele a partir de 36:40 do arquivo acima.

Relacionadas

João Carlos Nogueira diz que uma pesquisa realizada na década de 2010 mostrou que a maior parte dos micro e pequenos empreendedores do Brasil são negros e negras. "Os números desmentem e quebram a lógica de que nós negros e negras não temos uma trajetória empreendedora, somos 56%" (a partir de 31:55 do arquivo acima).

Aparecida da Silva diz que o momento atual é bastante preocupante para esses empreendedores porque, pela pandemia, muitos não estão podendo sair para vender em feiras. "Isso está gerando um sofrimento muito grande, não só econômico, mas emocional também" (a partir de 38:14 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papo Preto #31: O empreendedorismo da sobrevivência - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Plural