Topo

Time de várzea arrecada 70 toneladas de alimentos para 20 comunidades de SP

O Ajax Futebol Clube tem a meta de chegar a atender nesta segunda onda da pandemia cerca de 5.000 famílias - Divulgação
O Ajax Futebol Clube tem a meta de chegar a atender nesta segunda onda da pandemia cerca de 5.000 famílias Imagem: Divulgação

Rayane Moura

Colaboração para o Ecoa, em São Paulo

04/05/2021 06h00

Populares nas periferias de São Paulo, os times de futebol de várzea movimentam milhares de moradores pelos campos de terra ou arenas de futebol society.

Por serem times formados por moradores de comunidades, muitos fazem ações sociais no seu entorno para ajudar as suas comunidades. É o caso do Ajax Futebol Clube, time de várzea que fica no bairro de Vila Rica, Zona Leste de São Paulo.

Com a chegada da covid-19 nas comunidades, o time se viu obrigado a unir suas forças e arrecadar alimentos para famílias necessitadas. "Não somos ONG ou algo do tipo, somos um time de futebol de quebrada que nos juntamos e, com a ajuda dos amigos, estamos conseguindo ajudar um pouco quem tanto precisa, tem muita gente passando fome e não podemos ficar parados", diz Reginaldo Alves de Carvalho, de 39 anos, um dos diretores do time. "Aonde o estado não chega, a gente chega."

Carvalho diz que o Ajax sempre foi um time voltado para atividades sociais. "Após os jogos, a torcida se reúne no bar sede do time e lá é servido um almoço para toda nossa torcida, que é de origem bem humilde, portanto bem social está no nosso DNA", conta. "Além disso, sempre fazemos campanhas no Dia das Crianças, Páscoa, Natal e outras datas."

Ajax Futebol Clube ajuda comunidades em SP - Divulgação - Divulgação
Time já arrecadou 70 toneladas de alimentos desde o início da pandemia
Imagem: Divulgação

Durante a primeira onda da pandemia, que começou em março de 2020 e foi até meados de setembro, o time arrecadou mais de 50 toneladas de alimentos e conseguiu atender a cerca de 4.500 famílias. Nesta segunda onda, que começou em meados de março deste ano, o Ajax já arrecadou cerca de 20 toneladas de alimentos, isso atende, em média, 1.500 famílias.

Mas a quantia ainda não é o suficiente para o 'Lobão da Várzea', que tem a meta de chegar a atender nesta segunda onda cerca de 5.000 famílias. "Além das regiões próximas à nossa sede, atendemos mais de 20 comunidades diferentes até o momento, inclusive em regiões bem distantes", conta Carvalho. As doações vêm de diretores, torcedores, simpatizantes do time e também de pequenos comércios, que se solidarizam com o momento e confiam no trabalho do clube.

A seleção das doações é feita pelo presidente do Ajax, o Jajá, que concentra as arrecadações na academia que administra, durante a semana é levantada a necessidade nas comunidades próximas e, então, em um dia combinado, o time se reúne para distribuir as doações para famílias cadastradas durante a semana.

"Além do futebol, para o futuro queremos cada vez mais fortalecer o Ajax Social como um braço importante de apoio aos mais necessitados. Também queremos fortalecer nossa escolinha de futebol, que hoje conta com aproximadamente 100 alunos, que tem um papel social e de inclusão importantíssimo e que infelizmente não tem apoio da iniciativa privada ainda", conclui o diretor.

Quem quiser ajudar, pode entrar em contato pelo Instagram do clube.