Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #29: Tales Porphirio criou uma comunidade de streamers negros

De Ecoa, em São Paulo

01/05/2021 06h00

Neste novo episódio do podcast Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversa com Tales Porphirio, criador do Wakanda Streamers.

Desde 2018, o coletivo busca reunir e dar suporte a streamers e outros participantes da comunidade negra online, criando uma rede de apoio com troca de experiências, incentivo, orientação, divulgação, ensino e assessoria em assuntos como marketing pessoal e rentabilização dos canais.

Segundo Porphirio, a ideia veio da falta de pessoas como ele na Twitch. "Eu procurava streamer negro no Google, não tinha. Até hoje, se procurar 'streamer preto', você encontra muita coisa de computador streamer preto. Preto é a cor do computador", disse (a partir de 20:54 do arquivo acima).

Para lançar o projeto, o gamer passou a colocar a pergunta "quantos streamers negros você conhece?" na tela das lives que fazia. Segundo ele, algumas pessoas se incomodaram com a pergunta.

"Tem gente que fala assim: 'eu não vejo cor, eu vejo a pessoa, então não vejo a utilidade de um projeto desse'. Mas se você não vê cor, por que está incomodado com esse projeto? Ele está te trazendo mais diversidade", questionou (a partir de 23:30 do arquivo acima).

Hoje, graças ao Wakanda Streamers, já não é tão difícil encontrar negros jogando em plataformas como a Twitch. "Pessoal que foi se encontrando na Wakanda Streamers foi tendo o prazer de poder jogar junto. E não apenas de jogar com seus iguais, mas jogar sabendo que não ia ser ofendido pela cor, pelo gênero", disse (a partir de 26:51 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.