Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Conversa de Portão #29: Comida é memória e identidade

De Ecoa, em São Paulo

25/04/2021 06h00

Neste novo episódio do Conversa de Portão, a apresentadora Mayara Penina entrevista a chef e pesquisadora da cozinha ancestral afrodiaspórica Aline Chermoula.

Josete Laura, mãe da apresentadora, e a jornalista Livia Lima também compartilham suas experiências com a cozinha, relacionando-as à memória e à ancestralidade.

"A cultura de um povo só consegue se perpetuar se for passada pros mais novos, pros que estão chegando. Muito do conteúdo, dos saberes, das experiências da cultura culinária africana e afrodiaspórica são passados através da oralidade", afirmou Chermoula (a partir de 3:20 do arquivo acima).

Essa transmissão se dá, geralmente, entre avós e netos, pais e filhos. Exímia cozinheira, dona Josete afirma acreditar que sua herança culinária ficará para o neto Joaquim. "Quando estou na minha casa ou na dele, ele ajuda. Acho que vai ficar pra ele meu talento", disse (a partir de 5:18 do arquivo acima).

Para Livia Lima, a cozinha traz a lembrança afetiva da mãe. "O que eu gosto de cozinhar é a comida simples, a comida mineira que minha mãe fazia", contou ao podcast (a partir de 7:23 do arquivo acima).

"Quando falamos de comida afrodiaspórica, é uma comida que nos pertence enquanto povo, independente se a pessoa é branca ou preta, porque os brancos [brasileiros] também têm a sua raiz nessa cultura culinária", disse Aline Chermoula (a partir de 10:47 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.