Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #27: Representação negra na TV e no cinema, com Lygia Pereira

De Ecoa, em São Paulo

17/04/2021 06h00

Convidada desse novo episódio do Papo Preto, a paulista Lygia Pereira é realizadora audiovisual e pesquisadora da representação negra na TV e no cinema. Ela falou sobre sua trajetória e seu tema de estudo na conversa com o apresentador Yago Rodrigues.
Criada na Cohab I, em Arthur Alvim, na Zona Leste de São Paulo, Pereira é filha de professores da rede pública, de pai negro e mãe branca. Assistir TV era uma parte importante de sua rotina na infância, na década de 1990. "Eu ficava muito me perguntando: 'por que não vejo histórias como a da minha família?'", questionou (a partir de 7:43 do arquivo acima).

Depois de "crescer cercada por esse universo e não se ver representada" (a partir de 7:24 do arquivo acima), Pereira se formou em Midialogia pela Unicamp e é mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela USP, onde estudou a produção de cineastas negras.

"Hoje algumas narrativas das grandes mídias falam sobre racismo, mas até pouco tempo basicamente negavam a existência do racismo, a desigualdade, para investir naquele discurso de democracia racial", disse (a partir de 12:30 do arquivo acima).

Ela também comentou sobre a representatividade negra na publicidade. "É de dois, três anos para cá no máximo que a gente vê pelo menos duas propagandas por comercial com pessoas negras vivendo a vida, algo que era totalmente invisibilizado até pouquíssimo tempo atrás", observou (a partir de 14:07 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.