Topo

Startup dinamarquesa cria turbina eólica portátil para geração de energia

Turbina eólica portátil criada pela startup dinamarquesa KiteX - Divulgação
Turbina eólica portátil criada pela startup dinamarquesa KiteX Imagem: Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

05/04/2021 04h00

A startup KiteX, de Copenhague, criou uma turbina eólica portátil capaz de gerar energia para operar um pequeno refrigerador, algumas luzes, o laptop ou o roteador. Feito de filamentos reciclados de alta qualidade, o equipamento é leve o suficiente para ser carregado e montado por apenas uma pessoa em cerca de 15 minutos.

Segundo a empresa, o Wind Catcher foi construído por engenheiros de kitesurf e é resistente à chuva. Pesa 10 quilos e pode produzir 600 W de energia limpa.

A turbina eólica resiste a ventos de até 20 m/s e rajadas ainda mais altas, diz Andreas Okholm, criador do Wind Catcher. "Ter as forças ancoradas na estrutura e no solo significa que a estrutura é leve e forte ao mesmo tempo. Não há necessidade de fundação, torres de aço pesadas e suportes de metal", afirma.

O equipamento inclui um rotor de seis metros de altura por quatro de diâmetro, peças feitas de plástico reciclado e hastes de fibra de vidro. A princípio, foi pensado para ser usado em acampamentos, mas pode ser útil em qualquer situação em que é preciso uma reserva de energia extra, e o que é melhor: sem prejudicar o meio ambiente.