Topo

Embaixada do Reino Unido e Ecoa lançam campanha sobre mudanças climáticas

Campanha Explicando as Mudanças Climáticas para a conscientização sobre o tema - Divulgação
Campanha Explicando as Mudanças Climáticas para a conscientização sobre o tema Imagem: Divulgação

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

16/03/2021 11h00

Já é consenso entre os cientistas que o clima do planeta está mudando. Se nada for feito, a Terra pode esquentar definitivamente, o que vai afetar ainda mais a existência dos seres humanos e de toda a natureza. Para ampliar o acesso a informações sobre o tema, a Embaixada do Reino Unido e Ecoa lançam hoje (16), Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, uma campanha digital com uma série de vídeos com conteúdo descomplicado sobre o tema.

A iniciativa "Explicando as Mudanças Climáticas" faz parte de um conjunto de ações rumo à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP26) — o maior evento internacional deste ano e o encontro mais importante da área de meio ambiente desde o Acordo de Paris.

Firmado em 2015, na COP21, o tratado reúne 200 países que concordaram em tomar medidas para frear as mudanças climáticas e descarbonizar a economia mundial. O documento prevê que os governos devem adotar providências para a diminuição da emissão de CO2 em 45% até 2030 e a limitação do aquecimento global a 2°C.

As medidas que os países tomaram para chegar a esses objetivos e o que foi feito até agora serão discutidas durante a 26ª edição da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, em novembro. A COP26 vai reunir, em Glasgow (Escócia), mais de 200 líderes mundiais e 30 mil pessoas discutindo ações para frear o aquecimento global.

O Reino Unido, por exemplo, se comprometeu a diminuir em até 68% a emissão de gases que causam o aquecimento do planeta. Parece impossível, mas o cenário pode ser revertido ao adotar energias limpas, melhorar os sistemas de transportes, diminuir o desmatamento e investir no reflorestamento, entre outras medidas.

A campanha e todo seu conteúdo estarão disponíveis gratuitamente nas redes sociais de Ecoa (@ecoa_uol) e da Embaixada do Reino Unido (@ukinbrazil). Novos posts serão divulgados até 22 de abril.