Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Conversa de Portão #22: o BBB e o risco da comparação entre pessoas negras

De Ecoa, em São Paulo

07/03/2021 04h00

Com que frequência pessoas brancas são associadas a um personagem da TV ou figura pública somente por conta da cor de sua pele? Isso não costuma acontecer com brancos, mas é comum para pessoas negras. A apresentadora do Conversa de Portão, Semayat Oliveira, conta que, na adolescência, chegou a ser chamada de Solange devido à participante negra do BBB4.

Neste episódio, o podcast conversou com Renata Aloá, Ayeska Cândido e Lívia Lima sobre a repercussão e as consequências do BBB para a vida de mulheres negras, considerando o recorde de pessoas negras na edição atual.

Para Lívia Lima, cofundadora do Nós, mulheres da periferia, esse tipo de comparação ocorre devido à dificuldade de reconhecimento da individualidade de pessoas negras.

"Por que sempre se espera que grupos negros sejam coesos, que o movimento negro tenha uma voz uníssona, que a gente não discorde, não opine diferente? No fundo é sobre isso, acho que a gente tem que reivindicar nossa humanidade no sentido que somos diversos, que temos direito a discordar, a não se sentir representada pela imagem da mulher negra que está lá dentro [do BBB]", disse (a partir de 8:13 do arquivo acima).

Essa imagem, segundo Renata Aloá, já tem provocado um impacto negativo para mulheres negras.

"É comum agora ouvir esse tipo de comentário. Quando você se posiciona em relação a uma pauta militante, as pessoas já te taxam como Lumena, como Karol Conká ou como uma preta raivosa. Então acredito que vai ter um impacto para os pretos mas principalmente para a mulher preta pela correlação que as pessoas vão fazer", disse Renata Aloá (a partir de 7:23 do arquivo acima).

Ayeska Cândido também comentou o comportamento de participantes do programa em relação a Lucas Koka, que decidiu abandonar o jogo. "Ver o Lucas naquele sofrimento e não ser acolhido foi me dando muita agonia. cortou na carne. nós não podemos nos crucificar, já tem muita gente que faz isso [com as pessoas negras]. A gente não pode devolver isso para um irmão preto", disse (a partir de 6:17 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural. Novos episódios são publicados toda terça-feira. Este episódio teve produção de Carol Moreno, direção musical de Sabrina Teixeira Novaes, trilha sonora e edição de som por Sabrina e Camila Borges.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify, no Google Podcasts e no Deezer.