Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #20: "Objetivo é ajudar outros pretos a ir para o próximo nível"

De Ecoa, em São Paulo

27/02/2021 04h00

Convidada do 20º Papo Preto, Ana Minuto é head trainer e master coach. Ela criou em 2013 a Minuto Consultoria Empresarial & Carreira, com foco em diversidade. Sua metodologia é focada nos desafios específicos enfrentados por pessoas negras a nível emocional e mental para progredir na carreira.

"O desafio é todos os dias questionar as verdades em que querem que eu acredite, que é uma verdade do outro, não é a minha. Se eu tivesse acreditado que por ser uma mulher periférica, de Guaianases, uma de três filhas que não tinham pai presente, eu não podia fazer faculdade, fazer coaching ou viajar pelo mundo, eu não teria feito [nada disso]", disse (a partir de 16:40 do arquivo acima).

Ana destaca que pessoas negras enfrentam desafios adicionais relacionados ao racismo.

"Existe, sim, uma questão do sistema que ferra a gente todo dia, mas há também uma questão nossa, que é esse racismo estrutural que colocou nas nossas entranhas que a gente não pode, que não é pra gente, que a gente não tem que fazer. Quando questionamos isso, começamos a conhecer outros mundos, a ver o quanto a gente é potente, o quanto a gente consegue", disse ela (a partir de 18:09 do arquivo acima).

A coach declarou que seu objetivo "como mulher preta é ajudar outros pretos a irem para o próximo nível. É ajudar outras pessoas a entenderem que é possível", resumiu (a partir de 20:20 do arquivo acima).

A coach convidou os ouvintes a participarem do Potências Negras Summit, evento online e gratuito que oferece aulas e painéis sobre empoderamento e mercado em 30 de março. As inscrições estão abertas no site do Potências Negras.

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL e coletivos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.