Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #17: "Jesus é uma referência ótima para pensar masculinidade"

De Ecoa, em São Paulo

06/02/2021 04h00

Neste novo episódio do podcast Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues e o repórter do Alma Preta Victor Lacerda entrevistam o ativista e criador de conteúdo Murilo Araújo, do canal Muro Pequeno.

A conversa girou em torno de temas que Araújo trata com frequência em seu canal — que tem atualmente cerca de 140 mil inscritos — como sexualidade, masculinidades, negritude e religião.

O youtuber conta que, em contraste com a solidão que vivenciou na escola por ser um menino homossexual, a igreja foi para ele um espaço de acolhimento, onde também aprendeu sobre as causas sociais que defende hoje.

"Apesar desse debate [sobre sexualidade] nunca ter sido feito de forma explícita, foi nesse contexto, nesse universo que eu encontrei as principais ferramentas e elementos que eu precisava pra depois, dali a um tempo, entender que eu era gay e que estava tudo bem", disse (a partir de 17:07 do arquivo acima).

Ele reconhece que sua experiência pessoal na Pastoral da Juventude pode não ser representativa da relação que a maioria dos jovens homossexuais têm com a igreja. Por isso, atua em um coletivo católico LGBTQIA+ e na rede nacional que articula esse grupos, buscando combater o preconceito e levar debates sobre sexualidade, masculinidades e gênero para dentro da igreja.

"Jesus é uma referência ótima para pensar sobre masculinidade, porque ele não teve a masculinidade hegemônica. Ele não foi um cara violento, agressivo, que achava que as outras pessoas eram propriedade dele, que tinha uma relação de superioridade em relação às mulheres", disse Araújo (a partir de 26:10 do arquivo acima). "Jesus estabeleceu redes de afeto com outros homens, são muito bonitas as relações entre ele e os apóstolos. Tem muitos elementos que podem ser explorados para fazer esse debate dentro das igrejas, com quem é cristão".

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL e coletivos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.