Topo

Plataforma online ajuda idosos a vencer isolamento no Reino Unido

Imagem do acervo da plataforma Living Memories - Divulgação
Imagem do acervo da plataforma Living Memories Imagem: Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

04/01/2021 13h08

Uma plataforma online sem fins lucrativos está ajudando idosos a vencer o isolamento causado pela pandemia de coronavírus no Reino Unido. Batizado de Living Memories Online, o portal reúne 2000 filmes de arquivo com cenas de eventos mundiais importantes, além de retratos da vida doméstica e trabalho produzidos entre 1930 e 1970.

De acordo com o fundador da iniciativa, Brian Norris, a ideia é que os filmes ajudem a despertar memórias e encorajem pessoas mais velhas, incluindo aquelas com demência, a relembrar familiares, amigos e trocarem experiências entre si.

Segundo ele, a reminiscência os incentiva a se comunicarem e a se sentirem mais confiantes. "Isso é importante no combate ao isolamento, especialmente agora que a pandemia de Covid-19 está fazendo com que muitos idosos deixem de acessar grupos comunitários ou vejam suas próprias famílias", diz Norris em entrevista ao portal "Positive News".

Desenvolvido por ele e sua esposa, Leonore, após realizarem pesquisas com pessoas mais velhas, o Living Memories permite que os usuários pesquisem material por década ou assunto e compartilhem com outros internautas.

É o caso de Noelle Ingham, 84 anos. "Quando vejo esses filmes e converso sobre eles, sinto-me jovem de novo", diz.

Por enquanto, a plataforma funciona apenas em inglês.