Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Conversa de Portão #15: Trabalho doméstico e violência, retrospectiva 2020

De Ecoa, em São Paulo

02/01/2021 04h00

As âncoras do podcast Conversa de Portão se reuniram no último episódio de 2020 para uma retrospectiva com os principais assuntos do ano na cobertura do Nós, Mulheres da Periferia.

As jornalistas destacaram temas como a sobrecarga imposta às mulheres pelo trabalho doméstico e de cuidado, que se intensificou com escolas e creches fechadas devido à pandemia.

Livia Lima ressaltou a importância de se refletir sobre a questão do serviço doméstico para formular uma proposta de futuro. "Estar em uma situação de confinamento [mostrou] o quanto a casa, que é o espaço do descanso, às vezes também é opressiva", disse (a partir de 6:36 do arquivo acima).

O maior número de casos e mortes pela covid-19 nos territórios periféricos também foi citado no programa. Em parceria com o Alma Preta, o Nós, Mulheres da Periferia monitorou ao longo do ano os números da pandemia nas periferias de São Paulo, produzindo o boletim Curva das Periferias.

"Não existiu nenhum esforço do poder público para combater a pandemia de maneira localizada", apontou Regiany Silva (a partir de 12:54 do arquivo acima).

A violência doméstica e a letalidade policial também estiveram em alta ao longo do ano, intensificando o luto da população negra e periférica. "Por mais que esse luto sempre tenha atravessado a vida da população preta, nesse momento ele esteve mais escancarado porque o número maior de mortes por covid-19 foi de pessoas negras e periféricas e a violência estatal também aumentou em relação aos corpos negros", disse Jéssica Moreira (a partir de 18:27 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural. Novos episódios são publicados todas as terças-feiras. Este episódio teve produção de Carol Moreno, direção musical de Sabrina Teixeira Novaes, trilha sonora e edição de som por Sabrina e Camila Borges.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify, no Google Podcasts e no Deezer.