Topo

Energia solar é fonte de eletricidade mais barata da história

Parque de energia solar em Portugal - Jose Manuel Ribeiro
Parque de energia solar em Portugal Imagem: Jose Manuel Ribeiro

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

11/11/2020 13h19

A energia solar é a forma mais barata de gerar eletricidade no mundo hoje. É o que mostra o relatório World Energy Outlook 2020, recém-publicado pela Agência Internacional de Energia (IEA). "Com drásticas reduções de custo na última década, a energia solar fotovoltaica é consistentemente mais barata do que novas usinas a carvão ou gás na maioria dos países, e os projetos solares agora oferecem alguns dos menores custos de eletricidade já vistos", afirma o documento.

O relatório deste ano confirma que a fonte solar é cerca de 20 a 50% mais barata hoje do que a própria agência estimava em 2019. Também foram apontadas reduções nos custos estimados de energia eólica.

"Vejo a energia solar se tornando o novo rei dos mercados mundiais de eletricidade. Com base nas configurações de política de hoje, está a caminho de estabelecer novos recordes de implantação", disse o Dr. Fatih Birol, diretor executivo da IEA.

Publicação carro-chefe da IEA, o World Energy Outlook oferece uma visão abrangente de como o sistema global de energia pode se desenvolver nas próximas décadas. As circunstâncias excepcionais deste ano de pandemia de coronavírus exigem uma abordagem excepcional, diz o relatório.

"O foco para o World Energy Outlook 2020 está firmemente nos próximos 10 anos, explorando em detalhes os impactos da pandemia de Covid-19 no setor de energia e as ações de curto prazo que poderiam acelerar as transições de energia limpa."