Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #5: As consequências da falta de educação financeira

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

10/10/2020 04h00

"A gente aprende as coisas básicas - que você tem que ter dinheiro para comprar o alimento e para pagar as contas. E o resto é o resto", diz o apresentador do Papo Preto, Yago Rodrigues, sobre a vivência de educação financeira que teve em sua família e comunidade (a partir de 5:39 do arquivo acima). A experiência de Yago não é exceção, é a regra. E essa percepção é a base do sucesso conquistado pela youtuber Nath Finanças, a entrevistada do quinto episódio do podcast.

Essa ausência se dá culturalmente e também de maneira formal, nas escolas. A diretora financeira do Alma Preta, Elaine Toledo, provoca (a partir dos 6:59 do arquivo acima): "se a gente for parar para pensar e trazer para os dias de hoje, por exemplo, muitas crianças da quinta série do Ensino Fundamental não sabe contar dinheiro".

O conteúdo jovem e com a abordagem direcionada ao público de baixa renda de Nath Finanças atinge em cheio essa falta. E não falta pouco: "Infelizmente não é todo mundo que sabe ou tem conta banco", diz Nath (aos 13:13 do arquivo acima). Ela cita uma pesquisa da Forbes de 2018 que aponta que o Brasil é o nono colocado entre os países com mais gente sem conta no banco.

Entre os muitos aspectos de problemas que a falta de educação financeira causa abordados por Nath no episódio, está o do temerário crescimento do mercado de "gurus" vendendo cursos e "oportunidades" para ficar rico. "Neste momento estamos de pandemia que estamos passando intensificou o número de gente que tá se aproveitando da vulnerabilidade das pessoas", lembra ela (a partir de 28:59 do arquivo acima). "Faz uma propaganda no YouTube, fala que tá ganhando muito dinheiro. E aí vira um círculo vicioso, porque o cara começa aparecer nas redes sociais com carro, com moto, morando em outro local. E você fica "meu Deus do céu, como ele fez isso? ". Aí, ele vai lá e te oferece um curso para ficar rico. Mas a pessoa não é rica. Ela simplesmente tá ganhando dinheiro e ficando rica com o curso".

Nath alerta ainda para os anúncios de oportunidades de investimento "milagrosas". "É muito perigoso, porque você não sabe que é uma pirâmide financeira. Mas pirâmide financeira é uma é prática proibida no Brasil, configura um crime contra a economia popular".

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre UOL e coletivos independentes. Novos episódios vão ao ar toda quarta-feira.