PUBLICIDADE
Topo

Cartoon Network lança charges para combater desinformação

Trecho de "Zuzubalândia", do Cartoon Network - Divulgação
Trecho de 'Zuzubalândia', do Cartoon Network Imagem: Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

02/10/2020 12h00

Se a onda de desinformação parece inevitável, uma forma de enfrentá-la é usar o humor —e contar com a sensibilidade das crianças. O Cartoon Network está apostando em situações desastrosas, porém divertidas em forma de charges para chamar a atenção do público para a veracidade de certas informações compartilhadas na internet, principalmente pelo WhatsApp.

Por meio de personagens dos famosos programas "Zuzubalândia" e "Gui & Estopa", da Mariana Caltabiano Criações, e "Irmão do Jorel", coproduzido pelo Copa Studio, a série produzida em colaboração com a ONU por meio do projeto Verificado mostra que nem tudo o que está nas redes sociais é verdade.

Parece óbvio, mas em um cenário como o que estamos vivendo em 2020, em que programas de TV confundem dados científicos com opinião, não custa nada desenhar. Nesse caso, as tirinhas inéditas começaram a ser publicadas ontem (1º) nas redes sociais da ONU Brasil, do Cartoon Network e nas páginas oficiais dos respectivos desenhos.

Em uma das histórias, depois de ler que cheiro de peixe pode eliminar o coronavírus, Zuzu percebe que estava acreditando em uma informação incorreta e entende que repassar mensagens sem checar a veracidade pode ser nocivo.

O Cartoon Network diz que as redes sociais formam um pilar importante tanto para entreter e divertir quanto para informar sobre os cuidados que precisamos ter nesse momento de pandemia. Estamos na torcida para que o humor e a informação vençam no final.