PUBLICIDADE
Topo

Iniciativas que inspiram

Com auxílio de R$ 130 mil, projeto produz e doa EPI para comunidades de PE

Montagem da caixa de aerossol da Casa Criatura - Divulgação
Montagem da caixa de aerossol da Casa Criatura Imagem: Divulgação

Mateus Araújo

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

20/09/2020 04h00

Um projeto em Olinda, região metropolitana do Recife, já produziu quase 10 mil protetores faciais doados a instituições públicas e comunidades de Pernambuco, além de desenvolver uma caixa aerossol utilizada por profissional de saúde do interior do estado no processo de intubação de pacientes com Covid-19. Tudo criado por meio de tecnologia de fabricação digital e utilizando design de código aberto.

A ação é da Casa Criatura, um empreendimento dos arquitetos Juliana Rabelo e Isac Filho, que envolve 12 profissionais e está localizada no sítio histórico da cidade. A princípio, o espaço foi criado para dar suporte técnico a artistas, artesãos e designers locais, e, desde o final do ano passado, também realiza ações que unem tecnologia e saúde, produzindo, por exemplo, rampas de acessibilidade e medidores de altura de criança.

Com o início da pandemia e a suspensão das atividades culturais na cidade, a Casa passou a se dedicar à criação de "face shields" - proteção de plástico transparente para o rosto - tanto para venda quanto para doação. "Parte do lucro da venda, a gente usava para produzir protetores para serem doados", explica Isac. A proposta inicial era de criar 2,5 mil peças.

Em junho, no entanto, o projeto foi beneficiado pelo fundo emergencial da Mozilla, um desafio lançado para apoiar três ações de combate ao coronavírus que envolvessem tecnologia de código aberto. A Casa Criatura foi a única iniciativa brasileira aprovada entre concorrente do mundo inteiro.

Projeto foi além da meta de produção

A Casa Criatura produziu 10 mil "face shields" com código aberto - Divulgação - Divulgação
A Casa Criatura produziu 10 mil "face shields" com código aberto
Imagem: Divulgação

O financiamento da Mozilla foi de 25 mil dólares (cerca de R$ 130 mil) para custear o projeto desde julho até o final de setembro. Com esse valor, o coletivo olindense produziu mais 10 mil protetores faciais para distribuição (3 mil a mais do que o previsto na meta), além de ter desenvolvido um protótipo de caixas aerossóis com design adaptado às especificidades dos equipamentos e protocolos dos hospitais publico brasileiros.

As caixas desenhadas pela Casa Criatura impedem a possível contaminação de profissionais de saúde durante a intubação de pacientes nas UTIs e são feitas com materiais leves. Elas passaram por testes e pesquisas com consultoria de médicos que atendem na região metropolitana e no interior. O modelo para fabricação já está disponível na internet para download e pode ser utilizado gratuitamente.

Produzidas sob demanda, essas caixas têm sido doadas aos hospitais do SUS e se tornaram essenciais no tratamento do coronavírus em várias cidades do estado. É o caso de Caruaru, no Agreste, como diz o secretário de saúde da cidade, Francisco Santos. "A gente recebeu caixas de acrílico, que foram levadas para Hospital Manoel Afonso, referência no município para combate à Covid-19", explica. "Temos 73 leitos e 10 de UTI para tratamento de Covid-19. Já chegaram duas caixas e vão chegar mais oito. Também recebemos mais de 700 protetores faciais, que serviram para repor a demanda nas unidades básicas de saúde e na UPA."

Segundo Santos, a cidade manteve seu estoque de equipamentos graças a "um esforço muito grande de universidades, do setor empresarial e de projetos que fizeram doações para a gente".

Com mais de 7.900 casos de Covid-19 confirmados e 322 mortes, há dois meses Caruaru está com queda nos números da doença, segundo a prefeitura.

Simulação do uso da caixa aerossol da Casa Criatura - Divulgação - Divulgação
Simulação do uso da caixa aerossol da Casa Criatura
Imagem: Divulgação

Vizinhança também foi beneficiada

As doações da Casa Criatura também beneficiaram projetos socioculturais de Olinda. O tradicional Centro Cultural Coco de Umbigada, que há 25 anos realiza atividades artísticas e educacionais no sítio histórico, recebeu protetores faciais para serem distribuídos na comunidade.

"Eu tenho quase 60 anos e tenho pressão alta, e é importante para mim usar esse equipamento. Se tiver que sair, tiver de se comunicar com as pessoas, é importante esse protetor", afirma a ialorixá Mãe Beth de Oxum, coordenadora do Centro Cultural. Os protetores, explica Beth, foram repassados aos idosos da vizinhança e a visitantes do espaço.

"Eu sou artista, vivo de minha arte, e estou dentro de casa sem poder trabalhar. Se não tem dinheiro pra comer, imagina material para se proteger, mas esse equipamento de fato melhora, minimiza os problemas, mitiga o impacto do coronavírus nas nossas comunidades", completa a ialorixá.

Caixa para uso hospitalar é fabricada pela Casa Criatura - Divulgação - Divulgação
Caixa para uso hospitalar é fabricada pela Casa Criatura
Imagem: Divulgação

Foco agora é rede pública de ensino e PCDs

O financiamento que recebeu da Mozilla possibilitou que a Casa Criatura fosse equipada com maquinário de impressão e produção - antes terceirizado pelos empreendedores. Um legado que vai facilitar e agilizar novos trabalhos do coletivo, segundo Isac Filho.

"A gente comprava material e cortava em outro laboratório de fabricação digital. O Mozilla deu oportunidade de a gente ter o próprio maquinário, e isso deixa mais baixo o custo e mais fácil de compartilhar na internet os projetos", diz o arquiteto, que já tem novos planos para continuar o trabalho com tecnologia para saúde.

A pandemia mostrou o quanto espaços como o nosso, de criatividade e inovação, podem ser úteis para resolver problemas reais da sociedade

Isac Filho, arquiteto da Casa Criatura

"A gente já está dando continuidade a trabalhos como esse. Em parceria com instituições e escolas de educação especial, vamos desenvolver mobiliário que ajude pessoas com dificuldade motora e, com a rede pública, produzir jogos educativos para auxiliar no aprendizado", finaliza.

Iniciativas que inspiram