Topo

Jovens lideranças cobram compromisso de pré-candidatos com crise climática

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT), pré-candidato à prefeitura de Recife, assina o Manifesto Jovens Políticos pelo Clima - Reprodução
O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT), pré-candidato à prefeitura de Recife, assina o Manifesto Jovens Políticos pelo Clima Imagem: Reprodução

Diana Carvalho

De Ecoa, em São Paulo

04/08/2020 20h51

Você sabe quais são as propostas do seu candidato às eleições municipais de novembro no combate à crise climática? Pensando na urgência em se discutir efetivamente ações de proteção ao meio ambiente que jovens lideranças e especialistas engajados na pauta do clima criaram o Manifesto Jovens Políticos pelo Clima, que defende o compromisso com temas ligados à agricultura urbana, plástico zero, política habitacional, incentivo à inovação e educação climática.

O documento tem como objetivo reforçar a responsabilidade da juventude, incluindo candidatos ao poder público, em desenvolver políticas voltadas a tornar cada município brasileiro mais resiliente, justo e equitativo. O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT), pré-candidato à prefeitura de Recife, foi o primeiro a assinar o manifesto.

Segundo estudo do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), Recife é a 16ª cidade mais vulnerável às mudanças climáticas no mundo. "Costumam dizer que a nossa cidade não é planejada, mas eu discordo. Recife é planejado. A questão é: para quem?", pontua Gadêlha.

"Diante da insustentabilidade do modelo de cidade que temos, que se destaca por ser a capital da desigualdade social no Brasil e sequer ter um plano de mobilidade aprovado, precisamos sair da zona de conforto e repensar o modelo de cidade que queremos", completa.

Ao assinarem o documento, pré-candidatos do Brasil todo se comprometem a incluir as propostas relacionadas ao enfrentamento da crise em seus planos de governo. Política de compostagem, educação alimentar, mobilidade urbana sustentável e acessível, agricultura urbana, conservação de ecossistemas e bioeconomia, saneamento básico e reaproveitamento de resíduos são algumas das pautas englobadas no projeto.

"O Manifesto Jovens Políticos pelo Clima surgiu pela ausência de conexão entre a pauta climática com a política. É muito difícil pensar na construção de uma sociedade melhor e mais resiliente sem levarmos em consideração esse fator", diz Flávia Bellaguarda, co-fundadora da organização Youth Climate Leaders (YCL), uma das responsáveis pela elaboração do documento.

No site do projeto há ainda um espaço para que qualquer cidadão participe, comprometendo-se a cobrar de seus candidatos a responsabilidade com a causa ambiental.