Topo

Gilson Rodrigues: 'Álcool em gel é produto de luxo nas favelas'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/07/2020 04h00

Coordenador nacional do G10 Favelas, Gilson Rodrigues falou sobre a situação das comunidades brasileiras em tempos de pandemia do coronavírus. Durante participação na estreia do "OtaLab" no UOL na última quinta-feira (16), ele explicou que a luta contra a Covid-19 tem sido mais complicada na periferia.

"Nós estamos em um momento que uma parte da sociedade tem acesso a tudo, a home office, álcool em gel, máscara... E uma outra parte, que é a parte da favela, não tem sequer acesso a água, que mora em cima do córrego, que álcool em gel é produto de luxo e para ter acesso a máscaras precisa fabricar. É uma situação muito difícil, em que aumentou o desemprego e a fome", disse.

Segundo Gilson, são 14 milhões de pessoas vivendo em comunidades atualmente no Brasil. Regiões como Paraisópolis, em São Paulo, têm sido bastante afetadas pelo coronavírus e consequências que surgiram a partir da doença.

"Durante o mês de abril nós recebemos uma série de ajudas de um movimento muito grande de solidariedade no Brasil, que ajudou não só Paraisópolis, mas favelas do Brasil inteiro. Mas nós percebemos a partir de maio e junho que a ajuda diminuiu e, em julho, as doações praticamente pararam", contou.

"Parece até que a gente não sofre outras consequências da Covid, como por exemplo o desemprego e a fome, que aumentou bastante. Para você ter ideia, nós distribuímos mais de 10 mil marmitas por dia, e às vezes as marmitas acabam e a fila continua. É um desafio muito grande manter esse trabalho e nós não acreditamos em um Brasil diferente ou mais solidário se isso não iniciar agora. Não existe um pós-pandemia ou um novo normal sem que a gente pense o normal da favela", acrescentou.

O G10 Favelas é um bloco de líderes e empreendedores de impacto social que busca o desenvolvimento econômico e o protagonismo das comunidades no Brasil.

Estreia do OtaLab

O "OtaLab", apresentado por Otaviano Costa, estreou na última quinta com um mix de diversão, papos descontraídos e entrevistas na home do UOL, e nos perfis de Twitter, Facebook e YouTube do UOL.

O programa contou com a participação de Xuxa, que desabafou sobre o filme no qual apareceu nua, a influenciadora Thaynara OG e o sertanejo Gustavo Mioto falando sobre relacionamento a distância, e teve também a presença do cantor Paulo Ricardo.

Os colunistas do UOL Reinaldo Azevedo —que fez críticas à atuação da polícia e da Justiça brasileiras ao dizer que "preto e pobre não têm habeas corpus, polícia pisa na cabeça"— e Chico Barney também participaram da atração.